Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Reunião nesta segunda pode decidir o futuro da pista carioca
Domingo, 09 de Fevereiro de 2003
 
Numa reunião que vai ser realizada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o Prefeito da capital carioca César Maia e seu secretário de Esportes Ruy Cezar Miranda Reis poderão estar dando um passo definitivo em direção àquilo que já há muito tempo estão perseguindo: inviabilizar o uso do Autódromo Internacional Nelson Piquet para a disputa de corridas.

A dupla, que já tornou o uso da pista proibido através de um decreto que fechou o lugar a partir de meados de janeiro, e que através da cobrança de uma extorsiva taxa de R$ R$ 3.570,00 diários afugenta qualquer um que queira usar o traçado naqueles poucos momentos em que decidem liberá-lo, deve estar comemorando o fato de ter feito o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), acreditar que a área interna do circuito pode ser usada para a construção de quatro instalações destinadas à sede dos Jogos Pan-americanos de 2007.

Nem contando o período que a pista inaugurada no dia 7 de agosto de 1977 vai ficar fechada para as obras, vai haver ainda mais um enorme problema depois que estas estiverem concluídas, uma vez que barreiras vão existir justamente nos pontos do traçado em que mais comumente há desgarradas de alguns carros.

Senão vejamos:

Justamente após a ?Primeira Perna do Esse?, o COB pretende construir um Velódromo (Nr. 1 na imagem); junto à segunda perna da mesma curva, o Comitê Olímpico quer erguer um Estádio de Atletismo (Nr. 2). Imediatamente após a saída da ?Curva 1?, deve surgir um Parque Aquático (Nr. 3), enquanto a área exatamente frontal à ?Curva Nonato? deve receber mais uma edificação, esta destinada ao abrigo de uma Arena Poliesportiva e para a disputa de jogos de Basquete (Nr. 4).

Diante de tudo isso, cabe a nós, e a qualquer um que goste de automobilismo, fazer ao respeitadíssimo Senhor Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman as seguintes indagações:

1) Porque usar a área interna do circuito para a realização das obras, sendo que o próprio bairro de Jacarepaguá tem tantos outros lugares com área mais que suficiente para elas?.

2) Teria a brilhante idéia de usar a área do circuito partido de cabeças internas ao COB, ou há nisso alguma influência do Ilustríssimo Senhor Prefeito da capital carioca?.

3) Teria o Senhor Carlos Arthur Nuzman noção de quão perigoso é para qualquer praticante de automobilismo ou motociclismo a existência de qualquer coisa que não gramado ou, na pior das hipóteses, pneus de proteção em áreas de escape de um circuito, e consciência de que edificações tiram do piloto qualquer possibilidade de visualização de pontos importantes da pista?.

4) Porque, Senhor Carlos Nuzman, Vossa Senhoria, pessoa que já prestou serviços relevantes ao esporte, pretende para a realização do Pan, inviabilizar o uso de uma praça usada para a prática da modalidade esportiva que mais glórias conferiu a nosso país?, e,

5) Como ficará a situação do público de competições após o Pan, tendo à frente ?elefantes brancos? que o impedirá de assistir às corridas?.

Toda a coletividade automobilística espera que o Comitê Olímpico Brasileiro reveja seus planos de localização dos complexos a princípio sediados dentro do Autódromo.

Não porque achemos que as atividades esportivas comandadas pela Confederação dirigida pelo Sr. Nuzman não tenham importância, ou porque não queiramos que o Rio, ou qualquer outra cidade de nosso país sedie o Pan.

Apenas acreditamos piamente que esportes podem perfeitamente subsistir sem a necessidade de canibalizar os demais.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/03 - Badoer fechou 101 voltas em Mugello
 24/03 - Pizzonia colocou a Williams na frente em Paul Ricard
 24/03 - Medeiros foi o primeiro a fazer barba, cabelo e bigode em 2004
 24/03 - Skoda volta a competir no Rali de Acrópolis
 24/03 - Pilotos preocupados com alta velocidade dos carros
 24/03 - Forsythe terá três carros na temporada 2004
 23/03 - Wurz colocou seu McLaren na frente na França
 23/03 - Abertura do Brasileiro de Velocidade já tem 34 duplas inscritas
 23/03 - Peugeot adia estréia de seu modelo no ETCC
 22/03 - Ferrari só perde o título se errar, admite Dupasquier
 22/03 - Renault convoca proprietários do ?5? para prova festiva em Thruxton
 22/03 - ?Categorias demais. Dinheiro de menos?, é o tema do ?Papo de Box?
 22/03 - Johnson segura Labonte e vence em Darlington
 22/03 - Final de semana trouxe a movimentação de todos os totais
 22/03 - Na semana de abertura, ainda há 11 vagas na F-Renault V6
 21/03 - Acerto ruim foi a causa do mau desempenho de Castro Neves
 21/03 - Franchitti não foi avisado da bandeira amarela
 21/03 - Adrian Fernandez admite erro na troca de marcha
 21/03 - Kanaan assume a liderança da tabela; Castro Neves é vice
 21/03 - Tony Kanaan repete vitória em Phoenix

... 506 507 508 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados