Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 19/03 - Massa foi o melhor brazuca no segundo treino
 19/03 - ?Efeito Michelin? colocou Raikkonen na frente
 19/03 - Mudou apenas o país para o passeio dos Ferrari
 18/03 - Adiamento do Marcas leva Vecci a correr na Stock Car Light
 18/03 - Eidswick divulga comunicado comentando decisão de Rahal
 18/03 - Michel Jourdain Jr e Gigante continuam na Fórmula CART
 18/03 - Team Rahal também troca a CART pela IRL
 18/03 - JJ Lehto garante a pole da ADT Champion Racing em Sebring
 18/03 - Renault será co-patrocinadora em homenagem a Ayrton Senna
 18/03 - Varassim formará dupla com Pachnki em sua estréia na V8 Light
 18/03 - Pilotos elogiam novo dispositivo que facilitará ultrapassagens
 18/03 - ?Zé Augusto? chegou na frente no prosseguimento da Copa Fusca
 18/03 - Rattes e Rodrigues/Ventura venceram no ?Marcas?
 18/03 - Treinos extras em Curitiba serão abertos ao público
 18/03 - Camilo e Bragantini serão os pilotos da Wogel em 2004
 18/03 - Carro do atual campeão está pronto para entrar na pista
 18/03 - Marote venceu a segunda rodada do certame dos Aldee
 18/03 - Menos treinos. Mais dinheiro em caixa
 18/03 - Vai começar a venda de ingressos para a rodada brasileira do ?circo?
 17/03 - Dixon realizará teste pela Williams

... 509 510 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados