Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Construtores alemães de motores nem pensam em ampliar numero de times
Terça-feira, 26 de Junho de 2001
 
As alemãs Mercedes e BMW nem pensam em ampliar o número de times servidos por seus motores, como fazem a italiana Ferrari e a japonesa Honda, que têm unidades produzidas instaladas respectivamente nos carros da suíça Sauber e da francesa Prost, e das britânicas BAR e Jordan.

Constantemente consultadas sobre a possibilidade de fornecerem motores a outras equipes, as duas fábricas alemãs dão sempre um sonoro "Não há interesse", como resposta.

Para a BMW, a política de manter uma só equipe usando seus propulsores é uma maneira de evitar que os esforços para desenvolvimentos das unidades fiquem pulverizados. Mario Thiessen, o diretor de desenvolvimento da fábrica que têm sede em Munique explica: "Meu ponto de vista é de que somente a colaboração com uma única equipe pode resultar num bom pacote motor/carro, e portanto não vejo com bons olhos a possibilidade de servir paralelamente a outra equipe", diz o engenheiro, que emenda: "até porquê estamos muito contentes com a situação que vivemos atualmente", conclui, referindo-se à parceria com o time de Frank Williams, através do qual a montadora já ganhou duas provas com Ralf Schumacher.

A Mercedes-Benz nega a possibilidade de diversificar sua carteira de clientes desde que reingressou na Fórmula 1, em 1995. O diretor esportivo da companhia, Norbert Haug, não nega que pessoalmente é simpático à idéia de ter uma maior participação no mercado, mas ressalta que a Ilmor, empresa britânica contratada para o desenvolvimento dos motores da marca que representa não têm capacidade para produzir unidades suficientes para prover mais de uma equipe.

Norbert Haug cita como positiva a atitude da Ferrari. Ele diz: "Penso que é importante haverem fabricantes fornecendo motores para mais de uma equipe, como faz a Ferrari, que têm seus propulsores do ano passado colocados em dois times. Isto definitivamente ajuda à Fórmula 1. Nós, porém, não estamos em posição de fazer o mesmo", conclui.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/03 - Dale Earnhardt Jr dá a volta por cima em Atlanta
 14/03 - Martin empata com Loeb na liderança do campeonato
 14/03 - Dobradinha da Ford no Rali do México
 14/03 - Conill alcançou o até então líder isolado do ranking da Clio
 14/03 - Salustiano já é o vice-líder do ranking de vitórias
 14/03 - Vitória de Paulo Salustiano na prova da F-Renault em Curitiba
 14/03 - A situação do campeonato após a corrida em Caruaru
 14/03 - Monteiro passeou. Fogaça completou o ?1-2? de sua equipe
 14/03 - Maldonado vence a segunda prova da F-Renault Italiana
 14/03 - Conill vence a chuvosa prova da Copa Clio em Curitiba
 14/03 - Já se cogita um novo carro. Mas Dennis nega
 14/03 - Site oficial ?expulsou? usuários
 14/03 - Chove torrencialmente. E carros ainda não alinharam no grid
 14/03 - Hirate ganhou. Thomaz foi o 3º na abertura do Italiano de F-Renault
 14/03 - Chuva cancelou o Warm Up da Fórmula Renault
 14/03 - O Tubarão mordeu a concorrência na ?3 Horas de Guaporé?
 14/03 - Martins dominou o chuvoso Warm Up da Clio
 13/03 - Boas disputas, e um bom público no "Sábado de Adrenalina"
 13/03 - Beto Monteiro vai comandar o grid de largada em Caruaru
 13/03 - José Córdova larga na pole position em Curitiba

... 511 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados