Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Quinta-feira, 02 de Maio de 2002
 
O cenário eram as ruas de Vitória, a capital do estado do Espírito Santo. Os personagens eram os pilotos do Campeonato Brasileiro de Fórmula Ford, à época Tom Stefani, Jefferson Elias, os irmãos Dilso e Milton Sperafico, José David, Nélson Balestrieri, Ivo Zangirolami, Ricardo Mattos e tantos outros (eram necessárias provas de repescagem para a definição dos grids)...

Quando aconteceram os treinos iniciais para a corrida que marcou a primeira disputa em circuito urbano da chamemos assim "era moderna de nosso automobilismo" (muito posterior às legendárias disputas no circuito da Gávea), foi constatado que apenas os guard rails não ofereceriam a segurança necessária aos pilotos.

Foi em função disto que entrou em campo o famoso "jeitinho brasileiro", que com muita criatividade e certamente muito menos dinheiro que o gasto até agora pelos americanos resolveu de vez a questão de segurança para aqueles que disputariam a prova.

Diante da necessidade, surgiu naquela longínqua temporada de 1987 um "SAFER" Tupiniquim. A solução foi bem geniosa: esteiras de transporte de minério já aposentadas pelo Porto de Vitória foram compradas, e instaladas à frente das tradicionais lâminas de proteção que cercavam os pontos críticos do traçado.

Hélio Perini, Carlos Montagner, Américo Larozzi e Waldir Silva, então do Conselho Técnico Desportivo Nacional, certamente se lembram deste episódio que garantiu a segurança dos pilotos.

E só agora, 15 anos mais tarde, os americanos se vangloriam de terem inventado algo capaz de realmente absorver impactos...

Leia também:
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/03 - Alexandre Foizer marca sua segunda pole na F-Renault
 13/03 - Marinelli colocou seu Scania na frente
 13/03 - Um grande susto no finalzinho do treino em Curitiba
 13/03 - Cordova comandou o último treino da Clio em Pinhais
 13/03 - Marinelli e Monteiro comandaram o treino Caruaru
 13/03 - Japonês faz a pole em Vallelunga; Thomaz é o 6º
 13/03 - Com pista seca, Alexandre Foizer lidera treino em Curitiba
 12/03 - Martins fechou na frente os treinos em Pernambuco
 12/03 - Nicastro: mais um brazuca vai correr no Japão
 12/03 - Por respeito aos fãs, não haverá Warm Up em Curitiba
 12/03 - Siciliano foi o mais rápido no segundo treino da Copa Clio
 12/03 - Alexandre Foizer foi o melhor no segundo treino dessa sexta
 12/03 - Khodair é confirmado pela ADM Motorsports
 12/03 - Leinders atingiu todos os requisitos para a Superlicença
 12/03 - Seguindo Fernandez, também Rahal pode deixar a categoria
 12/03 - No primeiro treino da Copa Clio, Conill na frente
 12/03 - Nunes comandou o primeiro treino em Curitiba
 11/03 - Adrian Fernandez também troca a CART pela IRL
 11/03 - Castro Neves se associa a Amir Nasr
 11/03 - Serra voltou a ser o melhor em Pinhais

... 512 513 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados