Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/03 - OWRS anuncia pacote de mudanças da F-CART para 2004
 09/03 - De La Rosa dominou os testes em Valência
 09/03 - McDonald?s vai patrocinar o carro de Sebastien Bourdais
 09/03 - Site argentino esclarece as coisas
 09/03 - Emerson não quer mesmo um brasileiro em seu time
 09/03 - Começaram cedo as críticas de Juan Pablo a Ralf
 09/03 - Resultado de Barrichello trouxe mais uma modificação nos rankings
 09/03 - ?Sábado de Adrenalina? vai movimentar Tarumã
 09/03 - Fórmula Renault e Copa Clio vão entrar na terceira temporada
 09/03 - Confira todas as estatísticas das categorias
 09/03 - Categoria terá treinos extras em Curitiba
 09/03 - Livro "Fábrica de Campeões" será lançado dia 17
 09/03 - Fernandez Racing é a primeira a se inscrever em Indianápolis
 09/03 - Novo carro da Stock Car V8 estreou em Interlagos
 09/03 - HSBC investirá US$ 18 milhões no GP da China
 09/03 - Empresário diz que Ralf vai competir pela Renault em 2004
 09/03 - Fleck não vai disputar a prova em Caruaru
 09/03 - Reagendadas as datas de algumas provas. Confira o ?Tabelão?
 08/03 - OWRS anuncia o calendário 2004 da Fórmula CART
 08/03 - Nextel volta a patrocinar uma equipe na Fórmula CART

... 514 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados