Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 08/03 - Téo José vai cumprir ?jornada dupla? na RedeTV
 08/03 - Jader disputará pela Gramacho a primeira prova do Brasileiro
 08/03 - Kenseth vence de novo na NASCAR. Dessa vez, em Las Vegas
 08/03 - Está chegando a hora dos pernambucanos verem novamente a Truck
 08/03 - Stringari ganhou a primeira do Marcas & Pilotos em Cascavel
 08/03 - Paulista de Velocidade na Terra começou com recorde de pilotos
 08/03 - Abertas as inscrições para a primeira do Brasileiro de Arrancada
 07/03 - Stedile muda de equipe para o certame da Pick Up Racing
 07/03 - Carros campeões em Indianápolis estarão presentes no Museu da ULBRA
 07/03 - Paraná e Oberá voltam a receber a F3 Sul-americana em 2004
 07/03 - Michael e Ferrari outra vez na frente nas tabelas
 07/03 - Nada mudou na Jaguar
 07/03 - Da Matta: dentro do possível
 07/03 - Massa tentou ser mais veloz que seu Sauber
 07/03 - Button conquistou um bom sexto lugar
 07/03 - E desta vez, eles nem ?se acharam?
 07/03 - Alonso foi o melhor entre ?os outros?
 07/03 - A McLaren, definitivamente tem problemas
 07/03 - Confira o resultado final da prova australiana
 07/03 - Schumacher na frente. Barrichello em segundo no passeio da Ferrari

... 515 516 517 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados