Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um sobrevôo na NASCAR Winston Cup
Terça-feira, 16 de Abril de 2002
 
A Winston Cup, a mais badalada série da NASCAR, a Stock Car Norte-americana, têm corridas quase que semanalmente, e nenhum brasileiro envolvido, daí não serem muito freqüentes no Speed On Line as matérias relativas ao assunto.

No entanto, um sobrevôo pelos bastidores da categoria que depois da disputa de 8 das 36 corridas programadas pelo calendário ? a próxima delas marcada para o domingo que vem no Talladega Superspeedway ? têm como líder da classificação Sterling Marlin, com 1209, contra 1182 pontos do 2º da tabela Matt Kenseth, é sempre válido, já que mesmo aqui no Brasil, a categoria reúne uma série de fãs.

Vamos lá?

O Chefe não quer o Controle de Tração

Mike Helton, que preside a NASCAR, foi bastante enérgico com pilotos e equipes quando desaconselhou o uso do Controle de Tração durante uma reunião realizada antes da corrida em Virgínia.

Tendo às mãos uma peça do dispositivo, ele disparou em tom ríspido: "Eu gastei muito tempo e dinheiro para comprar isso, e vocês provavelmente já receberam ofertas daqueles que querem vender esse tipo de coisa. Nós não podemos penalizar os fabricantes, mas sim os caras que utilizarem isso em seus carros".

discurso terminou em tom ainda mais direto: "Vocês estão avisados. Não façam com que tenhamos de agir, por favor", concluiu Helton.

Antiga as pampas

A história da NASCAR começou há nada menos que 53 anos. A estréia da categoria, que teve suas primeiras corridas disputadas com os Sedans que eram usados pelos jovens de então para rachas na rua, começou em 1949, por iniciativa de Bill France Senior.

Puxões de orelha

Os responsáveis pela segurança do certame da NASCAR andaram distribuindo puxões de orelhas em muitos pilotos que fazem, para usar um termo comum "jogo sujo".

Eles querem evitar que acidentes ocorram por atitudes desleais de alguns, digamos, "Dick Vigaristas"...

Martinsville X Texas Motor Speedway

Por fazer com que as arquibancadas lotem, a NASCAR acaba provocando bate-bocas entre os representantes dos circuitos que sediam provas da categoria.

O mais recente delas começou quando um dos dirigentes do Texas Motor Speedway ? enciumado por só ter uma ?, teceu uma série de críticas ao circuito de Martinsville, o mais antigo da história da NASCAR -, para onde o calendário prevê 2 corridas neste ano.

No rosário de comentários nada elogiosos, o representante do circuito texano disse que a pista concorrente é muito lenta, frisando que Jeff Gordon andou a 94,181 milhas por hora quando marcou a pole em Martinsville, e que Bill Elliott acelerou até 194,223 milhas na volta que lhe conferiu a posição de honra para a prova no Texas.

Clay Campbell, o Presidente do Martinsville Speedway, saiu em defesa de seu circuito dizendo entre outras coisas que as críticas "Irritam não só a mim, mas também a todos os fãs que deram suporte a esta pista desde que eu era apenas um garoto". Campbell seguiu dizendo que "Martinsville ajudou a NASCAR a ser o que é atualmente", e lembrou que "a pista sofreu reformas nos últimos anos tanto no asfalto, que foi inteiramente refeito, quanto nos boxes, que comportavam um único, e agora comportam dois carros da categoria".

Sobre a possibilidade de perder para a pista texana ? que têm 1 agendada ?, uma das 2 provas marcadas para seu circuito, Clay Campbell falou: "Eu não penso que os fãs estejam querendo que a corrida seja mudada para um circuito que provavelmente tenha tido em 5 anos de história muito mais problemas do que nós tivemos em 55 anos", concluiu.

Essa briga, pelo jeito, ainda vai longe...
Chip Ganassi comanda a equipe líder
O mesmo Chip Ganassi que comanda na F-CART/FedEx a equipe onde correm o brazuca Bruno Junqueira e o sueco Kenny Brack, é o chefão do time que lidera a classificação da NASCAR entre as escuderias participantes.

Após as provas já disputadas em 2002, o time de Chip Ganassi soma 1.209, enquanto aquele comandado pelo "driver" Mark Martin, que está na vice-liderança, acumula 1.182 pontos.

Apenas a título de registro, uma das equipes participantes da categoria é de propriedade de um brasileiro. Só não vem ao caso agora seu nome...

Dinheiro, muito dinheiro

A Winston Cup da NASCAR continua a ignorar a dita crise norte-americana , engordando as contas bancárias de pilotos e equipes que dele participam.

Depois de apenas 8 corridas realizadas neste ano, o líder da classificação Sterling Marlin já somou 1.438.610 Dólares a seu saldo bancário, enquanto o antepenúltimo colocado entre os 53 pilotos que constam da tabela de classificação, Jay Sauter, depositou 50 Mil Dólares no banco onde mantém conta corrente, o que não é nada mal se considerarmos que o campeonato foi iniciado no dia 17 de fevereiro, há exatos dois meses, portanto.

Um ganho de 25 mil Dólares por mês e suficiente para pagar uma rodada de Chope para os amigos, não?...

Mais adiante no certame, novas informações da NASCAR Winston Cup para você.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 29/02 - ?Foi a manobra certa na hora certa?, disse Hornish
 29/02 - Hornish tem sete pontos a mais que Hélio no campeonato
 29/02 - Scott Dixon reconheceu "barbeiragem" no acidente
 29/02 - Vitória de Sam Hornish Jr em Homestead
 29/02 - Toyota terá um novo patrocinador para a temporada
 29/02 - Giebler deixa Medeiros para trás e estréia com vitória na IPS
 29/02 - Dixon foi o melhor no treino de aquecimento em Homestead
 28/02 - Wallace/Duno vencem em Miami; Negri foi o terceiro
 28/02 - Buddy Rice vai comandar o grid da ?Toyota Indy 300?
 28/02 - Portland deve continuar no calendário da Fórmula CART em 2004
 28/02 - Verstappen ameaça processar ex-patrocinador
 28/02 - Dana larga na pole position pela Infiniti Pro Series
 28/02 - Scott Dixon terminou o terceiro treino na frente em Homestead
 28/02 - Luyendyk Jr supera Medeiros no terceiro treino da IPS
 27/02 - De olho na telinha
 27/02 - Deu Scheckter no segundo treino livre em Homestead
 27/02 - Luyendyk comandou o segundo treino da IPS em Homestead
 27/02 - Patrick Racing não consegue patrocínio para a temporada
 27/02 - Dixon lidera primeiro treino da Fórmula Indy em Homestead
 27/02 - Ilustração mostra a nova ?cara? dos Stock Car

... 518 519 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados