Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 22/02 - Kenseth vence a "Subway 400" por apenas 10 milésimos
 22/02 - OWRS afasta Olvey e Trammel do socorro nas provas da categoria
 22/02 - Merlbourne Park recebeu 100 mil litros d?água
 20/02 - Gil de Ferran será homenageado na abertura da temporada
 20/02 - Primeiro ?Papo de Box? do ano, comenta a temporada do ?circo?
 20/02 - Choveu forte, e Ralf terminou na frente em Valência
 20/02 - Renault anuncia patrocínio da Telefónica
 20/02 - RuSPORT vai competir na Fórmula CART em 2004
 19/02 - De olho na telinha
 19/02 - Gouvea chegou na frente pela Graduados ?B?
 19/02 - Grid magro, e a vitória de Vinokurovas pela Sênior
 19/02 - Jimenez foi o melhor entre os Graduados ?A?
 19/02 - Favoretto ganhou a corrida da Novatos
 19/02 - Badoer colocou a Ferrari na frente no chuvoso dia em Ímola
 19/02 - Raikkonen melhora o recorde extra-oficial de Valência
 19/02 - Tarumã volta a integrar o calendário da Stock Car
 19/02 - Grid pequeno, e a vitória de Souza pela Shifter
 19/02 - Tojal fez a festa na disputa da Júnior
 19/02 - Banzoli Filho ganhou na estréia dos motores Honda na Cadete
 19/02 - Timo Glock será o terceiro piloto da Jordan

... 520 521 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados