Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/02 - Dale Earnhardt Jr. venceu a ?Daytona 500?
 15/02 - Kochem vence penúltima etapa da F-Renault Norte-americana
 15/02 - Button disse pretender ficar na BAR
 15/02 - TV catalã fechou o traçado de Barcelona para a gravação de chamada
 14/02 - Strous vence e Sondermann chega em quarto nos Estados Unidos
 14/02 - Primeiro GP começará à 0h00; no Brasil, largada acontecerá às 15h00
 14/02 - Newman venceu a primeira prova da IROC
 13/02 - De olho na telinha
 13/02 - FASP premiou os melhores das pistas em 2003
 13/02 - Veja os campeões e vices do Kart paulista em 2003
 13/02 - Velocidade na Terra-SP: confira os campeões e vices de 2003
 13/02 - Campeões e vices dos certames paulistas de Rali em 2003
 13/02 - Confira os campeões e vices da Arrancada em SP
 13/02 - Confira os campeões e vices da Velocidade no Asfalto em SP
 13/02 - Giorgio fechou a última vaga na Fórmula 1
 13/02 - Giorgio Pantano será o segundo piloto da Jordan
 13/02 - Definido o grid de largada para a 500 Milhas de Daytona
 13/02 - ?O novo Renault é um carro impressionante'', admitem rivais
 13/02 - Carreira terá Carlos Alves como companheiro
 12/02 - Dixon comandou último treino da pré-temporada

... 522 523 524 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados