Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
História do certame 2002 começa a ser escrita no domingo
Terça-feira, 05 de Março de 2002
 
Os brasileiros Bruno Junqueira, Cristiano da Matta, Tony Kanaan e Christian Fittipaldi vão se reunir a outros 16 pilotos de cinco diferentes nacionalidades para começar a escrever a partir do próximo domingo a história de mais uma temporada do certame da Fórmula CART/FedEx.

O palco da primeira das 19 corridas programadas pelo calendário 2002 será o circuito armado dentro do Fundidora Park, na cidade mexicana de Monterrey, onde o traçado de 3.380 metros sediou apenas uma corrida da categoria até o momento: a de abertura do certame do ano passado, que teve o sueco Kenny Brack como pole position (com 1min15s244) e a vitória do brasileiro Cristiano da Matta, que fechou as 78 voltas totais depois de 2h00min44s856. O também brazuca Gil de Ferran terminou a disputa no segundo lugar, escoltado pelo canadense Paul Tracy.

Ano de transição

O certame que começará a ser disputado no domingo marca a abertura de um ano de transição para a Fórmula CART/FedEx, que usará os pneus Bridgestone no lugar dos Firestone que calçavam todos os carros até a última temporada.

Mais importante que isso, o campeonato deste ano terá papel fundamental na reconstrução de uma imagem, que foi sendo destruída ao longo da temporada passada, quando Joe Heitzler com suas trapalhadas afugentou patrocinadores e equipes, caso por exemplo da Penske de Gil de Ferran e Hélio Castro Neves, que mudaram de mala e cuia para a rival Fórmula Indy.

Agora presidida por Chris Pook, a CART têm tudo para restabelecer a credibilidade perdida em 2001, o que pode ser fundamental até para sua sobrevivência em 2003, ano em que os motores turbo usados atualmente serão substituídos pelos aspirados.

Fora o crescimento vertiginoso da preferência dos times pelos chassis Lola, que no passado eram pouco usados, perdendo "de goleada" para a quantidade de carros montados sobre as bases produzidas pela Reynard, não há muitas novidades entre as equipes que permaneceram na categoria.

Também não há muito o que dizer a respeito dos pilotos, já que apenas dois serão de fato caras novas dentro do "circo" da F-CART.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/02 - Loeb assume a liderança do Rali da Suécia
 07/02 - Dezoito pilotos já estão confirmados para a disputa do ETCC
 07/02 - Times do ETCC já se movimentam para a temporada 2004
 07/02 - ?Shootout? abre o mais badalado certame norte-americano
 07/02 - Fórmula Renault volta a ter um campeonato europeu
 06/02 - De olho na telinha
 06/02 - Campeonato da DTM tem três marcas envolvidas
 06/02 - Alemão de Superturismo vai começar em 18 de abril
 06/02 - Martin encerra na frente o primeiro dia na Suécia
 06/02 - Massa voltará aos treinos na próxima semana
 05/02 - Fórmula CART adota novo sistema de pontuação
 05/02 - Sebring recebe algumas equipes da Fórmula CART
 05/02 - Montoya na frente no quarto dia em Barcelona
 05/02 - Fittipaldi obteve a segunda vitória verde e amarela em 2004
 05/02 - Christian participará de cerca de dez provas da NASCAR
 05/02 - Há um ano foi brincadeira. Domingo tornou-se fato
 04/02 - F-Brasil 1600 terá dois dias de treinos em São Paulo
 04/02 - Alonso comandou o dia de treinos em Barcelona
 04/02 - Massa nega desmaio após acidente dessa manhã
 04/02 - Outra equipe da F3 vai estrear na V8

... 525 526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados