Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Stock Car: A Stock Car está de volta a Curitiba
Sexta-feira, 18 de Maio de 2001
 
Pouco mais de um mês após realizar lá a prova de abertura do campeonato - no dia 8 de abril - a Stock Car V-8 volta ao Autódromo Internacional de Curitiba, onde neste final de semana realiza a terceira etapa do Campeonato Brasileiro.

Como aconteceu no mês passado, a categoria que agora é equipada com motores V-8 norte-americanos terá em sua programação a companhia da divisão Light, da qual os pilotos também estarão cumprindo a rodada de número 3 do certame.

No mês passado o programa teve também a previsão da realização de duas corridas da Fórmula Chevrolet, categoria que não estará presente desta vez, voltando à atividade apenas no dia 3 de junho, em Goiânia, quando o programa prevê descanso para os pilotos da Stock Light.

Como foi a disputa anterior

Os treinos livres para a prova de 8 de abril começaram dois dias antes do que normalmente ocorre, dando aos pilotos da Stock Car a chance de se adaptarem aos cerca de 100 cavalos a mais que o propulsor V-8 têm em relação aos motores que eram usados até o ano passado.

Na adaptação à cavalaria adicional, muitas escapadas de pista aconteceram, e dois pilotos acabaram batendo bastante violentamente contra as proteções: o paulista Xandy Negrão e o carioca Sandro Tannuri.

Quando começaram os treinos oficiais, todos já estavam mais adaptados aos propulsores produzidos na Terra de Tio Sam, o que todavia não impediu que os ensaios tivessem de ser interrompidos algumas vezes para que carros pudessem ser retirados das áreas de escape.

Coube ao campeão das duas últimas temporadas, Chico Serra, o privilégio de ser o primeiro a "implodir" a melhor marca da Stock Car no circuito curitibano. No segundo treino oficial, o paulista completou uma volta pelo anel externo em 51s418, baixando em 2s073 o tempo que lhe garantira a pole position para a prova disputada em 29 de outubro de 2000, quando saiu na frente graças à marca de 53s491.

Na sessão classificatória realizada no dia 7 de abril Serra foi de novo o melhor, "virando" 51s792, contra 52s060 de Xandy Negrão, seu companheiro na primeira fila. Durante praticamente metade da corrida realizada no dia seguinte, Serra e Negrão travaram disputas bastante interessantes, que duraram até que o campineiro Xandy ficasse completamente sem freios em seu carro, desistindo da prova. Com a pista totalmente livre à frente, Chico rumou para a vitória, seguido de Rogério Motta e Beto Giorgi. O paulista Motta, porém foi um dos nada menos que 19 pilotos punidos por ultrapassar a velocidade limite nos boxes ou ultrapassar sob bandeira amarela, o que fez com que Chico Subisse ao pódio acompanhado do também paulista Beto Giorgi e do paranaense Alceu Feldmann.

Novos parâmetros

Para a rodada que acontece neste final de semana, os parâmetros serão outros, já que a Stock Car V-8 vai usar o circuito completo do Autódromo Internacional de Curitiba, onde cada volta têm 3.707 metros.

Nas duas vezes em que correu na pista situada no município de Pinhais no ano passado - em 6 de agosto e 29 de outubro - as provas da Stock Car foram disputadas no anel externo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 24/01 - Domínio francês no segundo dia do Rali de Monte Carlo
 24/01 - IRL fez uma proposta para comprar a CART
 24/01 - Prema anuncia Streit na Fórmula 3 Européia
 23/01 - Holandês vence em Sebring; Sonderman foi o 10º
 23/01 - João Paulo de Oliveira vai correr na F3 Japonesa
 23/01 - Loeb começa na frente em Monte Carlo
 23/01 - Toyota apresenta o novo Corolla para o TC2000
 20/01 - Renault treina com o R24 em Barcelona
 20/01 - Rahal terá mais um carro em duas provas da temporada
 20/01 - Mundial de Rali começa no final de semana em Mônaco
 19/01 - Pedro Gomes permanecerá ?de molho? até fevereiro
 19/01 - FIA confirma criação da Fórmula GP2
 18/01 - Jaguar apresentou o modelo R5
 18/01 - Confira os resultados do Rali Paris-Dakar
 18/01 - Participação brasileira foi recheada de problemas
 18/01 - O mito chamado Peterhansel
 18/01 - Chegou ao final o rali mais difícil do mundo
 17/01 - Chegou a vez da Toyota mostrar suas armas
 16/01 - Calendário da temporada 2004 da Fórmula 1 terá 18 corridas
 16/01 - Rodrigo Ribeiro assina com a Durango Formula

... 528 529 530 531 532 533 534 535 536 537 538 539 540 541 542 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados