Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Saiba o que já aconteceu nas rodadas húngaras do "circo"
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2001
 
Depois das disputas travadas em Hockenheim, onde as retas são bastante extensas, o "circo" da Fórmula 1 se arma no circuito de Hungaroring, onde, ao contrário, as retas são bastante curtas.

A 13ª das 17 etapas do Mundial de 2001 vai marcar a 16ª visita do "circo" à pista que está situada a cerca de 20 quilômetros de Budapeste, a capital da Hungria, onde o primeiro Grande Prêmio foi realizado em 1986, quando a festa foi inteiramente verde e amarela: Ayrton Senna largou da pole position com seu Lotus 98T/Renault, e Nélson Piquet ganhou a disputa a bordo de um Williams FW11/Honda.

Em 87 o domínio das ações foi dos pilotos da Williams: o britânico Nigel Mansell largou na pole position, e o brazuca Piquet chegou outra vez na frente. Na corrida de 1988 o domínio foi outra vez verde e amarelo: Ayrton Senna, então já na pilotagem de um bólido da McLaren, saiu na pole e venceu, só não completando a "barba, cabelo e bigode" porquê seu companheiro de equipe Alain Prost fez a volta mais rápida.

Na corrida de 1989 a posição de honra foi marcada pelo italiano Riccardo Patrese, então com um Williams/Honda; o topo do pódio foi ocupado por Mansell, que então defendia o vermelho da equipe Ferrari. No primeiro ano da década de 90 o domínio foi todo dos carros da equipe comandada por Sir Frank Williams: o belga Thierry Boutsen largou na posição de honra e venceu, e Patrese foi o autor da volta mais rápida.

Em 91, outra festa de Ayrton

O brasileiro Ayrton Senna da Silva venceu sua segunda corrida no Hungaroring em 1991, quando de novo largou na pole position. Outra vez seu domínio total não aconteceu porquê a melhor volta da disputa foi feita pelo piloto de Luxemburgo Bertrand Gachot, que competiu a bordo de um Jordan/Ford.

Ainda na Williams, Riccardo Patrese saiu na posição de honra da disputa em 1992, quando a volta mais rápida foi de Nigel Mansell, também da Williams, e aconteceu o terceiro triunfo de Ayrton Senna, a bordo do fantástico McLaren MP4-7 A/Honda.

O francês Alain Prost, a bordo de um Williams FW15C /Renault, foi o pole position e autor da volta mais rápida da disputa em 1993, na qual o topo do pódio foi ocupado pelo inglês Damon Hill, também da equipe Williams.

Michael Schumacher, o líder do atual certame, ganhou a corrida de 1994, quando, a bordo de um Benetton B194/Ford Zetec-R, saiu da pole position e fez a volta mais rápida. No ano seguinte foi o britânico Damon, que, a bordo de um Williams FW17/Renault, "Hill" à toa depois de sair da posição de honra, fazer a melhor volta e receber a bandeirada à frente de todo mundo.

Já pilotando para a Ferrari, Michael Schumacher marcou a posição de honra para a prova de 1996, quando o topo do pódio foi ocupado pelo canadense Jacques Villeneuve, da Williams. Em 97 a história praticamente se repetiu: Michael Schumacher colocou seu Ferrari à frente de todos os demais carros na classificatória, e Villeneuve, já com o cabelo tingido "a la Xuxa", conquistou mais uma vitória para a Williams. Foi de um carro do time de Sir Frank, também, a volta mais rápida da disputa, marcada pelo alemão Heinz Harald Frentzen.

Na disputa em 1998, Michael Schumacher fez a melhor volta, e alcançou sua segunda vitória em solo húngaro, numa corrida que começou com o finlandês Mika Hakkinen alinhando seu McLaren na primeira vaga do grid. Em 99 o domínio de todo o final de semana foi da McLaren: Hakkinen largou na posição de honra e venceu as 77 voltas, e seu companheiro Coulthard foi o responsável pela volta mais rápida.

No ano passado o melhor tempo na classificatória foi marcado por Michael Schumacher, que estabeleceu a marca de 1min17s514. O triunfo e a melhor volta ? 1min20s028 - ficaram para Mika Hakkinen, que foi ao pódio acompanhado pelo ferrarista Michael Schumacher e por seu companheiro de equipe David Coulthard. Em seu ano de estréia como companheiro de Schumacher, o brasileiro Rubens Barrichello foi o quarto colocado na prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/12 - Merlo supera os problemas, e ganha em Interlagos
 17/12 - Força Livre: confira as informações sobre a rodada de encerramento
 17/12 - Paulista de Força Livre: veja os resultados das provas finais
 17/12 - Você pediu. Nós atendemos
 17/12 - ?Orgulho e repulsa? é o tema do ?Papo de Box?
 17/12 - FAERJ usa o direito de resposta
 17/12 - Peugeot estréia novo carro no Rali de Monte Carlo
 17/12 - Resultados no Paraguai mudaram os números
 17/12 - Chanosky faturou mais um título brazuca no exterior
 16/12 - Águia chegou na frente pela ?Historic Racing Cars?
 16/12 - Ramos e Furrier venceram a primeira do final de semana em SP
 16/12 - Suspensão do Sul-americano: assunto será pauta nesta quarta-feira
 16/12 - Bryan Herta será o quarto piloto da Andretti Green Racing
 16/12 - CART concretiza novo acordo com a OWRS
 15/12 - Um único ponto separou o campeão e o vice na categoria ?I?
 15/12 - Subaru contrata piloto finlandês para 2004
 14/12 - João Campos encerra o ano com vitória na Pick-Up Racing
 14/12 - Contratação de Bruni é confirmada pela Minardi
 13/12 - Zullino garantiu o título pela Classic Light
 13/12 - Novos líderes na quinta hora da 500 Milhas de Londrina

... 533 534 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados