Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Se há crise, ninguém contou para eles
Domingo, 03 de Fevereiro de 2002
 
Se realmente a economia norte-americana teve aprofundada sua crise depois dos ataques terroristas de 11 de setembro do ano passado, ninguém contou isto aos promotores do certame Winston Cup da NASCAR, a Stock Car da Terra de Tio Sam.

A categoria que desperta a paixão de dez entre dez amantes dos esportes motorizados da terra dos Estados Unidos têm programadas para esta temporada nada menos que 39 corridas, quase todas em circuitos ovais.

Exatamente em função da paixão que os torcedores alimentam pela categoria, sempre lotando as arquibancadas, os gênios do Marketing que trabalham em sua gestão conseguem a proeza de ter corridas patrocinadas pela Pepsi, e realizar uma prova de 600 milhas com o apoio da concorrente Coca-Cola.

A colocação de cotas para empresas concorrentes num mesmo segmento de mercado acontece também no ramo de auto peças e veículos. Nas auto-peças a NAPA e a Checker Auto Parts são patrocinadoras de provas, enquanto entre as montadoras existem corridas patrocinadas pela Daimler-Chrysler e pela GM.

Do mix de empresas que despejam seus Dólares nas corridas, há ainda os cigarros Winston (como "Title Sponsor" ), o energético Gatorade, a cerveja Budwiser, e, entre outras, a Goodyear, fornecedora exclusiva de pneus para a categoria.

Milhares de Dólares em prêmios

Seguindo a filosofia norte-americana do "vamos todos ganhar bem" (que infelizmente demorará bastante, se é que um dia surgirá no automobilismo brasileiro), os promotores da NASCAR Winston Cup dividem o bolo arrecadado com os pilotos, as equipes, e até mesmo com os funcionários dos times.

Apenas para que se tenha uma idéia de o quanto é distribuído, vejamos o que aconteceu com os 6 principais colocados na classificação final do certame 2001: Jeff Gordon, o campeão com 5112 pontos, arrecadou em prêmios US$ 6.436 milhões; Tony Stewart, o vice com 4763 pontos engordou sua conta bancária em US$ 3.493.040 milhões, enquanto o 3º colocado da classificação final, Sterling Marlin (que marcou 4741 pontos), embolsou US$ 3.361.660. Somando-se os prêmios pagos a Ricky Rudd, Dale Jarrett e Bobby Labonte, respectivamente ocupantes do 4º ao 6ª lugares do quadro de pontos, o montante atingido foi de nada modestos US$ 26.015.120 milhões.

No montante acima foram considerados apenas os 6 melhores do ano passado. Se considerados os prêmios pagos aos 70 pilotos que participaram das provas da Winston Cup no ano passado, as cifras tomam proporções ainda mais astronômicas.

Temporada começa no próximo final de semana

Os fãs do automobilismo da Terra de Tio Sam vão começar a matar saudades do ronco dos motores de diversas marcas que equipam os carros da NASCAR Winston Cup na próxima semana, quando o Daytona International Speedway recebe o "circo" para o "Budweiser Shootout". No dia 14 de fevereiro, desta vez com o patrocínio do energético Gatorade, acontece a prova de 125 milhas, um evento que define as posições de largada para a "Daytona 500", corrida que acontece uma semana depois. Foi na edição do ano passado da 500 Milhas de Daytona que morreu Dale Earnhardt, um dos astros que a categoria revelou.

Clique aqui para conferir a programação da NASCAR Winton Cup para 2002.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/12 - Rio: ressuscitaram o cronômetro na prova do Regional
 13/12 - Duda supera Campos e largar na pole em Jacarepaguá
 13/12 - Ferreira venceu duas, e confirmou o título na Protótipos "A"
 13/12 - Magalhães assegurou o título na Classic
 13/12 - Completada a lista dos finalistas da Seletiva Petrobras
 12/12 - Colin McRae está fora dos planos da Subaru
 12/12 - Serão 14 as etapas do Brasileiro em 2004
 12/12 - Fórmula Indy passará a usar motores com 3.0 litros
 12/12 - Chip Ganassi terá mais um desafio em 2004
 12/12 - Campeonato Internacional de 2004 ainda é dúvida
 12/12 - Frentzen vai deixar a Fórmula 1
 12/12 - Prova francesa está no novo calendário do ?circo?
 11/12 - De La Rosa volta a superar o recorde em Jerez
 11/12 - Ferrari perde o duelo com avião a jato
 11/12 - Petrobras confirma parceria com a Action Power
 10/12 - Em 1976, uma ?12 Horas de calças curtas? em Tarumã
 10/12 - Novo carro da McLaren foi o mais rápido em Jerez
 10/12 - Dois candidatos ao título não correrão em Tarumã
 10/12 - Zanardi volta ao Europeu de Turismo em 2004
 10/12 - Equipe nova confirma sua dupla de pilotos para 2004

... 534 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados