Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 10/12 - Placar Brasil: é hora do balanço final
 10/12 - Debes Júnior voltará a correr na Turismo N
 09/12 - Números cresceram graças aos brazucas nos EUA
 09/12 - Nunes terminou na frente o segundo dia de testes
 09/12 - Campeonato Brascar será aberto em Curitiba
 09/12 - Pick Up Racing volta a ter prova prevista para Buenos Aires
 09/12 - ?Ano 3? do Brasileiro de Endurance terá 5 etapas
 09/12 - Tarumã e Goiânia retornam à programação da Stock Car
 09/12 - Caruaru voltará a sediar a prova de abertura da F-Truck
 09/12 - Novos certames terão dez etapas
 08/12 - Prova em São Bernardo é novidade no calendário
 08/12 - Sato comandou chuvoso treino em Jerez
 08/12 - Gil e Nelsinho são premiados por revista inglesa
 08/12 - Prioste dominou o primeiro dia de treinos em Interlagos
 08/12 - Divulgados os calendários para a temporada 2004
 08/12 - Boni espera definição sobre o carro que vai usar na ?12 Horas?
 07/12 - Quatro pilotos sofreram penalização na disputa em Pinhais
 07/12 - Infra-estrutura estará desmontada até o final da semana
 07/12 - Confira como ficou a pontuação final da Fórmula Truck
 07/12 - Confira os detalhes da prova final

... 535 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados