Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 07/12 - Confira os detalhes da prova final
 07/12 - Fizio surpreende, e vence a etapa de encerramento do Brasileiro
 07/12 - Freitas garantiu o vice-campeonato; Confira a pontuação final
 07/12 - Patrick Rocha encerra a temporada com vitória
 07/12 - Um passeio pelos números que envolvem a Fórmula Truck
 07/12 - Batista Félix: comandando um verdadeiro batalhão
 07/12 - Veja como ficou a tabela de classificação da Copa Clio
 07/12 - Conill vence e Elias comemora o título da Copa Clio
 07/12 - Caravanas continuam chegando às arquibancadas
 07/12 - População de Guarapuava vai acompanhar ao vivo a prova
 07/12 - Nenhuma surpresa no warm-up da Fórmula Renault
 07/12 - ?Bronca? de Gonçalves arrancou aplausos da torcida em Pinhais
 07/12 - Domínio dos Ford no Warm Up em Pinhais
 07/12 - Conill em primeiro no aquecimento da Copa Clio
 07/12 - O público começa a chegar às arquibancadas em Pinhais
 06/12 - Nove pilotos sentiram o sabor de andar na frente em Pinhais
 06/12 - ESPN Brasil deixa fãs do automobilismo ?a ver navios?
 06/12 - Cirino largará na frente da disputa deste domingo
 06/12 - Briga pelo título está aberta; Confira a pontuação da Copa Clio
 06/12 - Siciliano vence e esquenta a briga na Copa Clio

... 536 537 538 539 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados