Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Recorde da pole deve ser batido na volta a Curitiba
Terça-feira, 24 de Setembro de 2002
 
Não é tanto uma questão de "se", mas de "quanto" o recorde da pole position da Fórmula Renault Brasil será melhorado na volta da categoria ao Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais no próximo final de semana. O circuito paranaense recebeu a primeira prova da história da Fórmula Renault Brasil em abril, quando o paulista André Prioste foi o mais rápido dos treinos classificatórios com a marca de 1m18s459.

Cinco meses depois, na disputa da 8ª das 10 etapas do calendário, o desenvolvimento dos carros deve pulverizar essa marca sem grandes dificuldades. Mas, se os chefes de equipe são unânimes em concordar que os carros estão mais rápidos do que naquela época, o difícil é mensurar essa evolução.

"Acho que a pole ficará abaixo de 1min18s", acredita o engenheiro Eduardo Bassani, da Bassani Racing, responsável pelo acerto dos carros dos paulistas Sérgio Jimenez e Renato Jader David. "E a maioria vai andar muito próximo do tempo do Prioste", prevê. Bassani lembra que as condições climáticas previstas para o fim de semana pelos serviços de meteorologia autorizam uma expectativa otimista.

O Instituto Climatempo, por exemplo, está antecipando uma temperatura máxima de 24 graus para sábado, dia da tomada que definirá o grid da corrida de domingo. Em abril, o calor era consideravelmente mais forte. "O ar mais frio melhora o funcionamento dos motores. Se a temperatura continuar amena, haverá certamente um ganho de potência", avalia.

Em contrapartida, Bassani observa que os pneus Michelin precisam de uma temperatura elevada - que ele estima em 95 graus - para atingirem o melhor desempenho. "Quando está um pouco frio, esses pneus levam de quatro a cinco voltas para chegar ao pico da performance, embora nós já tenhamos criado alguns macetes para antecipar o rendimento ideal", admite.

Uma simples comparação entre o resultado dos treinos classificatórios da etapa inaugural e o da mais recente, em Londrina, confirma que o equilíbrio cresceu ao longo da temporada. Onze pilotos ficaram dentro do mesmo segundo em Curitiba; no norte paranaense, há duas semanas, esse número subiu para 17. Os carros da Bassani Racing são um testemunho dessa evolução: Jimenez, 10º em Curitiba, classificou-se em 6º para a largada em Londrina, enquanto Jader passou de 11º para 2º. Mas o seu tempo foi invalidado em função de uma irregularidade encontrada em seu carro na vistoria técnica e Jader partiu apenas em 28º.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 26/11 - Reformados os primeiros 300 metros do asfalto em Tarumã
 26/11 - Saiba quem foram os premiados do "Capacete de Ouro"
 26/11 - Badoer colocou a Ferrari na frente em Barcelona
 26/11 - Pilotos brasileiros treinaram com a Alfa Romeo em Adria
 26/11 - Fórmula Super Nissan anuncia o calendário para 2004
 25/11 - Confira como ficaram os rankings do ?Placar Brasil?
 25/11 - Jaguar testa Klien e Bell pensando em 2004
 25/11 - Williams começa na frente em Valência
 25/11 - Badoer comandou o primeiro dia de treinos em Barcelona
 25/11 - British American Racing troca de pneus para 2004
 24/11 - Chuvas impediram o início dos trabalhos em Tarumã
 24/11 - Marotta venceu de ponta a ponta a prova de exibição da F-Brasil
 24/11 - Wilton Neto faturou o título no Carioca de Turismo
 24/11 - Título ficou em família no Campeonato Brascar
 24/11 - Ludwig Neto/Poersch fizeram a festa na ?Cascavel de Ouro"
 24/11 - Veja o resultado completo do Cascavel de Ouro
 23/11 - Campos precisa apenas largar para ser o campeão
 23/11 - Veja a classificação da Fórmula Renault
 23/11 - Khodair desabafou após a festa pelo título
 23/11 - O #133 comandava as ações com 1 hora e meia em Cascavel

... 540 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados