Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Petrobras comemora 10 anos fornecendo combustível para a F-1
Terça-feira, 01 de Julho de 2008
 
No dia 10 de julho de 1998, durante os treinos livres do Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra, a Petrobras estreava como fornecedora oficial de combustível da equipe Williams, da Fórmula 1. Nessa data, os carros da escuderia inglesa correram, pela primeira vez, com gasolina 100% brasileira. Após dez anos, dois milhões de litros de gasolina produzidos com 20 fórmulas diferentes e muitas conquistas tecnológicas, a companhia brasileira comemora, na sexta-feira (dia 4), nos treinos livres do mesmo GP de Silverstone, uma década abastecendo a categoria mais importante do automobilismo mundial.

Durante esse período, a Petrobras percorreu o mundo transportando gasolina para todos os GPs, uma logística complexa que demanda o trabalho de uma equipe de aproximadamente 50 profissionais, entre engenheiros e técnicos, que vai desde a escolha das matérias-primas até a definição da fórmula, passando por dezenas de testes e transporte marítimo, terrestre ou aéreo.

O desenvolvimento da gasolina especial para a F-1 é um trabalho conjunto do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) e da área de Abastecimento, e o preparo é feito no Laboratório de Motores do Refino, em Canoas (RS). O combustível é enviado para os testes e corridas a partir de Hamburgo, na Alemanha - onde a Petrobras armazena a gasolina - em tambores de 200 litros e tanques de 20 mil litros. Cerca de 200 mil litros são produzidos por ano, para os testes e corridas.

"As competições automobilísticas, em especial a Fórmula 1, representam o máximo de avanço na área da engenharia automotiva. Participar da mais importante categoria do automobilismo mundial é uma grande oportunidade para uma empresa de energia, onde se torna imperativo o desenvolvimento de produtos para as mais elevadas exigências", afirma o engenheiro Rogério Gonçalves, coordenador-técnico da gasolina da Petrobras para a Fórmula 1.

Quando decidiu entrar na F-1, a Petrobras tinha dois objetivos primordiais: reforçar a sua marca no exterior e usar o laboratório de provas mais sofisticado do mundo para o desenvolvimento de novos produtos e de alta tecnologia. "Durante esse período, a Petrobras precisou vencer diversos desafios. A Williams teve quatro marcas de motores, o regulamento alterou a cilindrada (de 3.000cc para 2.400cc), a configuração (de V10 para V8) e a durabilidade mínima dos motores (obrigados a resistir por duas corridas). Para 2008, com a obrigatoriedade da utilização de biocombustíveis adicionados à gasolina, novas necessidades foram criadas exigiram uma rápida capacidade de resposta e adaptação", explica Gonçalves.

Aliás, a determinação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que as equipes da F-1 passassem a utilizar, obrigatoriamente, pelo menos 5,75% de biocombustível na composição da gasolina garantiu mais um importante capítulo na parceria entre Petrobras e Williams. No fim do ano passado, a Companhia tornou-se a primeira petroleira a anunciar oficialmenteo lançamento da gasolina para a F-1 com adição de componentes renováveis, ou biocombustíveis.

Um dos resultados práticos do trabalho desenvolvido pela Petrobras na Fórmula 1 foi o lançamento da gasolina Podium, que se tornou o melhor combustível do país.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/11 - Confira os números da Copa Clio
 23/11 - Jader David é o Rei de Floripa. Khodair o campeão antecipado
 23/11 - Campos vence em Interlagos, e já comemora o título
 23/11 - Vitória em Floripa colocou Fábio Carreira próximo do líder
 23/11 - Veja os "Top Ten" no torneio sul-coreano
 23/11 - Confira o resultado da segunda disputa do domingo
 23/11 - Antinucci é campeão da quinta edição do ?Korea Super Prix?
 23/11 - Antinucci venceu graças à boa largada
 23/11 - Veja o resultado completo da primeira corrida na Coréia
 23/11 - Antinucci ganhou. Piquet foi o segundo e Carbone o sétimo
 23/11 - Domínio da Holden na 24 Horas de Bathurst
 22/11 - Veja o grid completo para a corrida sul-coreana
 22/11 - Dupla vitória de Wilton Neto no Carioca de Turismo neste sábado
 22/11 - Rosberg comandou o Warm Up em Changwon
 22/11 - Marotta sairá na frente na prova de apresentação da F-Brasil 1600
 22/11 - Stringari vai largar na pole da "Cascavel de Ouro"
 22/11 - Confira o grid completo para a 19ª ?Cascavel de Ouro?
 22/11 - Campos sairá na frente da disputa em Interlagos
 22/11 - Ricci e seus companheiros vão largar na pole em Tarumã
 22/11 - Rene assumiu a liderança isolada do ranking de Poles da Copa Clio

... 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados