Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 23/11 - Escort comandava na primeira hora de prova em Cascavel
 23/11 - Confira os números da Copa Clio
 23/11 - Jader David é o Rei de Floripa. Khodair o campeão antecipado
 23/11 - Campos vence em Interlagos, e já comemora o título
 23/11 - Vitória em Floripa colocou Fábio Carreira próximo do líder
 23/11 - Veja os "Top Ten" no torneio sul-coreano
 23/11 - Confira o resultado da segunda disputa do domingo
 23/11 - Antinucci é campeão da quinta edição do ?Korea Super Prix?
 23/11 - Antinucci venceu graças à boa largada
 23/11 - Veja o resultado completo da primeira corrida na Coréia
 23/11 - Antinucci ganhou. Piquet foi o segundo e Carbone o sétimo
 23/11 - Domínio da Holden na 24 Horas de Bathurst
 22/11 - Veja o grid completo para a corrida sul-coreana
 22/11 - Dupla vitória de Wilton Neto no Carioca de Turismo neste sábado
 22/11 - Rosberg comandou o Warm Up em Changwon
 22/11 - Marotta sairá na frente na prova de apresentação da F-Brasil 1600
 22/11 - Stringari vai largar na pole da "Cascavel de Ouro"
 22/11 - Confira o grid completo para a 19ª ?Cascavel de Ouro?
 22/11 - Campos sairá na frente da disputa em Interlagos
 22/11 - Ricci e seus companheiros vão largar na pole em Tarumã

... 541 542 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados