Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2003
 
O Campeonato Brasileiro de Marcas, sucesso que durou de 1983 a 1994, e que teve seu auge na segunda temporada, quando a média de carros alinhados foi de 60, vai voltar a ser disputado em 2004.

A Confederação Brasileira de Automobilismo será a responsável pelo renascimento do certame que inicialmente terá uma categoria voltada aos carros 1.6 ?que já disputam os diversos campeonatos de Turismo N espalhados pelo país?, lembra o Presidente Paulo Scaglione, que salienta que, após, será criada uma divisão destinada aos veículos com propulsores de 2 litros.

No retorno do campeonato ao cenário brasileiro, a idéia é de que as corridas tenham transmissões pela TV, para o que a CBA inclusive já iniciou conversas com potenciais patrocinadores. ?Nossa idéia é termos um parceiro que arque com os custos apenas da transmissão por TV?, conta Scaglione.

Um passeio pela história da categoria

Sucesso é a palavra que melhor define especialmente os primeiros anos dos 11 em que o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi disputado, um tempo em que as competições mobilizavam pilotos e preparadores literalmente de Norte a Sul do país.

A história do Campeonato começou em 1983, quando o mineiro Toninho da Matta (pai do atual piloto da equipe Toyota de Fórmula 1 Cristiano da Matta) sagrou-se o melhor depois das seis corridas válidas pelo campeonato que disputou a bordo de um modelo 147 da Fiat.

As 8 provas da temporada de 1984 marcaram o auge da categoria, com 60 carros por corrida, em média, num certame que começou com a ?6 Horas? ? que teve 69 carros alinhados -, e terminou depois da ?12 Horas de Interlagos?, uma corrida que contou com a participação de 59 veículos, e depois da qual a dupla formada pelo carioca Jayme Figueiredo e pelo paulista Xandy Negrão festejou o título, correndo com um modelo Voyage da Volkswagen.

Já sem o apelo inicial, uma vez que muitos desentendimentos aconteceram principalmente por questões ligadas aos regulamentos, o Brasileiro de Marcas e Pilotos foi perdendo força, tendo uma temporada bastante fraca em 1993, e terminando depois das 8 corridas disputadas em 1994.

A partir de agora, exceto nos finais de semana, você vai acompanhar conosco cada uma das temporadas válidas pelo Brasileiro de Marcas e Pilotos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/05 - Histórico- Adolpho Rossi (RS) - 2014
 03/05 - Outra vitória da Toyota, e Di Grassi na “P2” em Spa
 03/05 - 6 Hs de Spa: resultados por classes
 03/05 - 6 Hs de Spa: resultado completo
 29/04 - Sainz e Rowland venceram, e Fantin fez "P10" e "P12" na WS
 29/04 - Resultados da WS na Espanha
 29/04 - Eurocup: resultados das 1ª e 2ª etapas
 29/04 - Eurocup: Vitórias de De Vries e Pizzitola, e dois pódios para Bonifácio
 29/04 - WC: Lazzaro e Palmer na geral, e Hahn no topo do pódio
 29/04 - World Challenge: Resultado por classes da 4ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado completo da 4ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado por classes da 3ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado completo da 3ª etapa
 28/04 - Radical SR3 Challenge: Ferguson e Keen/Belshaw venceram na abertura
 28/04 - Radical SR3 Challenge: Resultados de Donington Park
 27/04 - F:Indy: vitória de Hunter-Reay. Kanaan foi o 9º e Castro Neves o 19º
 27/04 - F-Indy: Resultado da prova no Alabama
 27/04 - Pro Mazda: Pigot venceu as duas no Barber Motorsport Park
 27/04 - Pro Mazda: Resultado das corridas no Barber Sport Park
 27/04 - Indy Lights: vitória de Chaves, e a “P4” para Razia

... 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados