Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 06/05 - Histórico- Adolpho Rossi (RS) - 2014
 03/05 - Outra vitória da Toyota, e Di Grassi na “P2” em Spa
 03/05 - 6 Hs de Spa: resultados por classes
 03/05 - 6 Hs de Spa: resultado completo
 29/04 - Sainz e Rowland venceram, e Fantin fez "P10" e "P12" na WS
 29/04 - Resultados da WS na Espanha
 29/04 - Eurocup: resultados das 1ª e 2ª etapas
 29/04 - Eurocup: Vitórias de De Vries e Pizzitola, e dois pódios para Bonifácio
 29/04 - WC: Lazzaro e Palmer na geral, e Hahn no topo do pódio
 29/04 - World Challenge: Resultado por classes da 4ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado completo da 4ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado por classes da 3ª etapa
 29/04 - World Challenge: Resultado completo da 3ª etapa
 28/04 - Radical SR3 Challenge: Ferguson e Keen/Belshaw venceram na abertura
 28/04 - Radical SR3 Challenge: Resultados de Donington Park
 27/04 - F:Indy: vitória de Hunter-Reay. Kanaan foi o 9º e Castro Neves o 19º
 27/04 - F-Indy: Resultado da prova no Alabama
 27/04 - Pro Mazda: Pigot venceu as duas no Barber Motorsport Park
 27/04 - Pro Mazda: Resultado das corridas no Barber Sport Park
 27/04 - Indy Lights: vitória de Chaves, e a “P4” para Razia

... 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados