Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um sobrevôo na NASCAR Winston Cup
Terça-feira, 16 de Abril de 2002
 
A Winston Cup, a mais badalada série da NASCAR, a Stock Car Norte-americana, têm corridas quase que semanalmente, e nenhum brasileiro envolvido, daí não serem muito freqüentes no Speed On Line as matérias relativas ao assunto.

No entanto, um sobrevôo pelos bastidores da categoria que depois da disputa de 8 das 36 corridas programadas pelo calendário ? a próxima delas marcada para o domingo que vem no Talladega Superspeedway ? têm como líder da classificação Sterling Marlin, com 1209, contra 1182 pontos do 2º da tabela Matt Kenseth, é sempre válido, já que mesmo aqui no Brasil, a categoria reúne uma série de fãs.

Vamos lá?

O Chefe não quer o Controle de Tração

Mike Helton, que preside a NASCAR, foi bastante enérgico com pilotos e equipes quando desaconselhou o uso do Controle de Tração durante uma reunião realizada antes da corrida em Virgínia.

Tendo às mãos uma peça do dispositivo, ele disparou em tom ríspido: "Eu gastei muito tempo e dinheiro para comprar isso, e vocês provavelmente já receberam ofertas daqueles que querem vender esse tipo de coisa. Nós não podemos penalizar os fabricantes, mas sim os caras que utilizarem isso em seus carros".

discurso terminou em tom ainda mais direto: "Vocês estão avisados. Não façam com que tenhamos de agir, por favor", concluiu Helton.

Antiga as pampas

A história da NASCAR começou há nada menos que 53 anos. A estréia da categoria, que teve suas primeiras corridas disputadas com os Sedans que eram usados pelos jovens de então para rachas na rua, começou em 1949, por iniciativa de Bill France Senior.

Puxões de orelha

Os responsáveis pela segurança do certame da NASCAR andaram distribuindo puxões de orelhas em muitos pilotos que fazem, para usar um termo comum "jogo sujo".

Eles querem evitar que acidentes ocorram por atitudes desleais de alguns, digamos, "Dick Vigaristas"...

Martinsville X Texas Motor Speedway

Por fazer com que as arquibancadas lotem, a NASCAR acaba provocando bate-bocas entre os representantes dos circuitos que sediam provas da categoria.

O mais recente delas começou quando um dos dirigentes do Texas Motor Speedway ? enciumado por só ter uma ?, teceu uma série de críticas ao circuito de Martinsville, o mais antigo da história da NASCAR -, para onde o calendário prevê 2 corridas neste ano.

No rosário de comentários nada elogiosos, o representante do circuito texano disse que a pista concorrente é muito lenta, frisando que Jeff Gordon andou a 94,181 milhas por hora quando marcou a pole em Martinsville, e que Bill Elliott acelerou até 194,223 milhas na volta que lhe conferiu a posição de honra para a prova no Texas.

Clay Campbell, o Presidente do Martinsville Speedway, saiu em defesa de seu circuito dizendo entre outras coisas que as críticas "Irritam não só a mim, mas também a todos os fãs que deram suporte a esta pista desde que eu era apenas um garoto". Campbell seguiu dizendo que "Martinsville ajudou a NASCAR a ser o que é atualmente", e lembrou que "a pista sofreu reformas nos últimos anos tanto no asfalto, que foi inteiramente refeito, quanto nos boxes, que comportavam um único, e agora comportam dois carros da categoria".

Sobre a possibilidade de perder para a pista texana ? que têm 1 agendada ?, uma das 2 provas marcadas para seu circuito, Clay Campbell falou: "Eu não penso que os fãs estejam querendo que a corrida seja mudada para um circuito que provavelmente tenha tido em 5 anos de história muito mais problemas do que nós tivemos em 55 anos", concluiu.

Essa briga, pelo jeito, ainda vai longe...
Chip Ganassi comanda a equipe líder
O mesmo Chip Ganassi que comanda na F-CART/FedEx a equipe onde correm o brazuca Bruno Junqueira e o sueco Kenny Brack, é o chefão do time que lidera a classificação da NASCAR entre as escuderias participantes.

Após as provas já disputadas em 2002, o time de Chip Ganassi soma 1.209, enquanto aquele comandado pelo "driver" Mark Martin, que está na vice-liderança, acumula 1.182 pontos.

Apenas a título de registro, uma das equipes participantes da categoria é de propriedade de um brasileiro. Só não vem ao caso agora seu nome...

Dinheiro, muito dinheiro

A Winston Cup da NASCAR continua a ignorar a dita crise norte-americana , engordando as contas bancárias de pilotos e equipes que dele participam.

Depois de apenas 8 corridas realizadas neste ano, o líder da classificação Sterling Marlin já somou 1.438.610 Dólares a seu saldo bancário, enquanto o antepenúltimo colocado entre os 53 pilotos que constam da tabela de classificação, Jay Sauter, depositou 50 Mil Dólares no banco onde mantém conta corrente, o que não é nada mal se considerarmos que o campeonato foi iniciado no dia 17 de fevereiro, há exatos dois meses, portanto.

Um ganho de 25 mil Dólares por mês e suficiente para pagar uma rodada de Chope para os amigos, não?...

Mais adiante no certame, novas informações da NASCAR Winston Cup para você.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/11 - Dois Voyage na frente no dia de treinos livres em Cascavel
 21/11 - Rovanpera está fora da Peugeot para 2004
 21/11 - Thomaz comandou o segundo treino na Ilha
 21/11 - Pretty/Tander/Mc Conville/Richards na pole em Bathurst
 21/11 - Rocha reclama das novas zebras de Florianópolis
 21/11 - Xandinho substitui Sondermann na prova em Floripa
 21/11 - Fábio Carreira foi o melhor da Clio nas ruas de Florianópolis
 21/11 - Acidentes truncaram o primeiro treino em Florianópolis
 21/11 - Primeira fase das reformas abrangerá apenas o asfalto de Tarumã
 21/11 - Khodair dominou o primeiro treino em Floripa
 21/11 - Escolhido o palco do próximo Pan-americano
 21/11 - Confira todos os tempos do segundo treino na Coréia do Sul
 21/11 - Hamilton na frente. Piquet melhorou e Carbone caiu
 21/11 - Gené pode ser o companheiro de Webber na Jaguar
 21/11 - Veja os tempos de todos os pilotos nas ruas sul-coreanas
 21/11 - Antinucci liderou. Carbone foi o 7º no treino livre na Coréia do Sul
 21/11 - Campeão do ?Super Prix? será conhecido após duas baterias
 20/11 - Caroll correrá pela Carlin na Coréia
 20/11 - CART divulga nova data que definirá seu futuro
 20/11 - Toccacelo estréia na Fórmula Super Nissan

... 543 544 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados