Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
1º de maio de 1994: Ayrton Senna se foi
Quinta-feira, 01 de Maio de 2003
 
Com a velocidade de um Fórmula 1 cortando a reta de um circuito qualquer pelo mundo afora, nove anos se passaram desde aquele trágico final de semana do Grande Prêmio de San Marino do dia primeiro de maio de 1994, uma data que mesmo aqueles menos fanáticos pela Fórmula 1 jamais vão se esquecer, já que a trágica morte de Ayrton Senna da Silva, mais que um piloto, levou embora um herói nacional.

Já nos treinos livres da sexta-feira ficou claro que aquele seria um final de semana diferente de tantos outros. Que aquele Grande Prêmio específico ia ficar marcado para sempre na memória de todos.

O brasileiro Rubens Barrichello literalmente decolou da pista com seu Jordan/Hart, parando apenas quando o carro atingiu a tela de proteção que separa a pista das arquibancadas.

No sábado, 30 de abril, o estreante austríaco Roland Ratzenberger teve morte instantânea depois que seu Symtek/Ford bateu forte contra o guard rail, um episódio que mexeu bastante com todos os pilotos, mas que tocou profundamente especialmente a Ayrton Senna, pela cabeça de quem chegou a passar a possibilidade de não largar na corrida do dia seguinte, apesar da conquista daquela que foi a 65ª e última pole position de sua carreira.

Antes da prova daquele primeiro de maio de 1994, Senna fez algo que não costumava fazer nos momentos que antecediam às corridas: permaneceu parado, com as mãos espalmadas sobre o aerofólio traseiro de seu Williams F16 por um bom tempo, fixando o olhar em algum ponto distante, provavelmente o mesmo no qual estava seu pensamento.

A a luz verde daquela corrida deu início a uma prova que começou como tantas outras, com Ayrton Senna da Silva adiante de todos os demais pilotos do ?circo? de então.

A história daquele GP específico, porém, não terminou com mais um triunfo do paulistano que havia nascido 34 anos antes, e que ganhara sua primeira corrida de Fórmula 1 no chuvoso GP de GP de Portugal de 1985, a bordo de um Lotus Renault.

A história daquele Grande Prêmio registrou o final da vida de um piloto que neste primeiro de maio recebeu homenagens mais que justas nos quatro cantos do planeta.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 18/11 - Colin McRae vai participar do Rali Paris-Dakar
 18/11 - Franchitti continua na Fórmula Indy em 2004
 17/11 - Acidente deixará Baldo fora da última prova da Brascar
 17/11 - Todos os rankings sofreram modificações no final de semana
 17/11 - Richard Burns está fora do Mundial de Rali em 2004
 17/11 - O fim de uma era na NASCAR
 17/11 - Paul Tracy admite correr na NASCAR em breve
 17/11 - Vitória em Miami cai no colo de Bobby Labonte
 17/11 - E como ficam os segredos?
 17/11 - Agora é oficial: Montoya vai correr na McLaren a partir de 2005
 16/11 - Rafael Daniel consegue classificação para final da Seletiva
 16/11 - Ricardo Sperafico vence "Corrida das Estrelas" na Colômbia
 16/11 - Tempo de negociar o futuro na Europa ou no Brasil
 16/11 - Lo Ka Chun ganhou a prova dos Honda Civic
 16/11 - Divila faturou três títulos no Japão
 16/11 - Confira como ficou a classificação final da F3 Sul-americana
 16/11 - Xandynho venceu de ponta a ponta em Brasília
 16/11 - Acidente de Courtney foi provocado por um pneu furado
 16/11 - Japonês ganhou a corrida da F-Renault em Macau
 16/11 - Cardoso foi o melhor no Warm Up

... 545 546 547 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados