Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou as novas regras do ?circo?
Sábado, 14 de Dezembro de 2002
 
Em sua última reunião do ano, realizada em Mônaco, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo homologou as mudanças regulamentares definidas em 28 de outubro pela Comissão de Fórmula 1, o que abre caminho para que sejam implementadas já no Campeonato de 2003 da categoria.

Do pacote de modificações regulamentares aprovado, fazem parte um novo sistema de pontuação, a proibição de ordens de equipe, uma nova forma de realização das sessões classificatórias, a limitação do número de testes entre as provas, e a autorização para que os fabricantes possam desenvolver pneus específicos para cada um dos times seus clientes.

Veja abaixo o que muda para o próximo ano:

Sistema de pontuação

Pela nova regra, o vencedor de uma prova marcará os mesmos 10 atuais, mas a diferença para o total dado ao segundo colocado cai de 4 para 2 pontos.

A partir de 2003, os oito primeiros colocados numa prova vão pontuar, enquanto até aqui apenas os seis melhores colocados tinham direito a pontos.

Como já dito, o ganhador da corrida receberá 10 pontos. O segundo colocado terá direito a 8, o terceiro a 6, o quarto a 5, o quinto a 4, o sexto a 3, o sétimo a 2 e o 8º colocado a 1 ponto.

Ordens de equipe

Ficam vetadas as ordens de equipe que tenham como propósito alterar o resultado final de uma prova.


Classificatória

Como acontece atualmente, os tempos que vão definir as posições de cada piloto no grid serão os da sessão classificatória realizada aos sábados, entre as 13 e às 14 horas locais do país-sede da prova.

Porém, cada piloto passará a ter direito a apenas uma volta cronometrada, indo à pista na ordem inversa do resultado de uma pré-classificação que vai ser realizada às sextas-feiras, para a qual a ordem de saída dos boxes será definida de acordo com a posição daquele piloto na tabela do campeonato (para o primeiro GP de 2003, a ordem usada na sexta-feira será a da classificação final do certame deste ano).

Redução do número de treinos entre as corridas

Houve uma limitação a dez sessões do total de testes privados que cada equipe poderá realizar entre o período que vai de 1º de março a 1º de novembro.

Porém, para 2003, os times ainda terão a opção de realizarem o número de testes que julgarem necessários, mas neste caso não terão direito às sessões pré-treinos oficiais para o GP.

As equipes que concordarem em limitar a 10 seus ensaios particulares, vão ganhar direito a um treino de duas horas, sempre às sextas-feiras, entre 9 e 11 horas da manhã, na pista-sede da corrida.

Pneus

As fabricantes de pneus poderão (pelo menos em tese) desenvolver compostos diferentes, de acordo com as necessidades de cada time.

Acaba a obrigação de que todas as equipes usem os mesmos compostos. A cada corrida, os times podem optar por dois tipos diferentes de pneus, mas não terão de usar obrigatoriamente os mesmos dos demais times.

No que diz respeito aos pneus para chuva, a opção que os times terão é de um único tipo por prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/11 - CART anuncia o calendário para 2004
 13/11 - E a propósito da Mil Milhas...
 13/11 - Italianos que venceram na Mil Milhas ganharam também no GT
 13/11 - Ford ainda sem futuro definido no Mundial de Rali
 13/11 - James Courtney conquista a pole provisória em Macau
 13/11 - Brazucas participam de Torneios em diversas modalidades
 13/11 - Treinos livres e primeira classificatória acontecem nesta sexta-feira
 12/11 - Barber Dodge terá duas corridas por final de semana
 12/11 - Indaiatuba recebe a última etapa do Brasileiro de Rali
 12/11 - Carreirinha será uma das novidades da V8 em 2004
 12/11 - Em Brasília, a final da temporada da Fórmula 3 Sul-americana
 12/11 - Argentino tem treino marcado com a Renault
 12/11 - Nova vitória garantiu o título para Alves Júnior
 12/11 - Roberto Carlos vai gerenciar a carreira de Thiago Camilo
 12/11 - Merlo venceu mais uma na Fórmula São Paulo
 11/11 - Saiba o resultado da prova
 11/11 - ?Águia? ganhou pela Historic Racing Cars
 11/11 - Os bicampeões voltaram a vencer duas na Turismo N
 11/11 - Veja as tabelas da Turismo N
 11/11 - Paulista de Turismo N: Confira os resultados

... 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados