Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 13/11 - CART anuncia o calendário para 2004
 13/11 - E a propósito da Mil Milhas...
 13/11 - Italianos que venceram na Mil Milhas ganharam também no GT
 13/11 - Ford ainda sem futuro definido no Mundial de Rali
 13/11 - James Courtney conquista a pole provisória em Macau
 13/11 - Brazucas participam de Torneios em diversas modalidades
 13/11 - Treinos livres e primeira classificatória acontecem nesta sexta-feira
 12/11 - Barber Dodge terá duas corridas por final de semana
 12/11 - Indaiatuba recebe a última etapa do Brasileiro de Rali
 12/11 - Carreirinha será uma das novidades da V8 em 2004
 12/11 - Em Brasília, a final da temporada da Fórmula 3 Sul-americana
 12/11 - Argentino tem treino marcado com a Renault
 12/11 - Nova vitória garantiu o título para Alves Júnior
 12/11 - Roberto Carlos vai gerenciar a carreira de Thiago Camilo
 12/11 - Merlo venceu mais uma na Fórmula São Paulo
 11/11 - Saiba o resultado da prova
 11/11 - ?Águia? ganhou pela Historic Racing Cars
 11/11 - Os bicampeões voltaram a vencer duas na Turismo N
 11/11 - Veja as tabelas da Turismo N
 11/11 - Paulista de Turismo N: Confira os resultados

... 548 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados