Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 11/11 - Saiba quem ganhou no prosseguimento do Paulista da Força Livre
 11/11 - Fique por dentro dos números do Paulista da Força Livre
 11/11 - Veja os resultados das provas da Força Livre
 11/11 - Olivier Pla vai competir pela Super Nova em 2004
 11/11 - ?Telemetria by Nokia? fará sua estréia na final do Brasileiro
 10/11 - Porto Filho e Sodré venceram pela Classic
 10/11 - Tarumã vai passar pela segunda reforma de sua história
 10/11 - Muito melhor que a torcida poderia esperar
 10/11 - Confira o resultado completo da ?500 Milhas?
 10/11 - Elliott vence na festa de Matt Kenseth na Carolina do Norte
 09/11 - ACO anuncia vagas confirmadas para a 24 Horas de Le Mans
 09/11 - Vitória do Audi R8 no "1000 Km de Le Mans"
 09/11 - Os pilotos adoram a pista. Mas o asfalto...
 09/11 - Saem os brutos, entram as máquinas
 09/11 - Confira como ficou a pontuação da categoria
 09/11 - Cirino vence, e assume a liderança da F-Truck
 09/11 - Ricardo Maurício fatura o título da F3 Espanhola
 09/11 - Citröen faturou o título entre os construtores
 09/11 - Um ponto de vantagem para Solberg na tabela de classificação
 09/11 - Solberg vence na Inglaterra e fatura o título do WRC

... 549 550 551 552 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 563 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados