Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
"Novela" do traçado goiano começou em 99
Terça-feira, 12 de Março de 2002
 
O Autódromo Internacional de Goiânia, inaugurado na primeira metade da década de 70, foi durante muitos anos um paradigma de segurança, já que as áreas de escape eram bastante amplas, e o asfalto apresentava quase sempre condições perfeitas.

Nas décadas de 70, 80 e 90, a pista de 3.835 metros situada no quilômetro 4 da Rodovia GO-020 foi palco de provas memoráveis, principalmente pela realização de edições da "12 Horas de Goiânia", prova que acontecia anualmente, dentro dos calendários do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Mas, à medida em que os anos foram se passando, ocorreu o desgaste natural do asfalto, e o aparecimento de alguns buracos, o que levou o Governo do Estado de Goiás a manter a pista fechada ao longo de nada menos que 11 meses em 1998.

Numa prova realizada em 1999, quando pilotos da Espron tanto de Brasília quanto de São Paulo viajaram até a capital goiana para a festa de reinauguração, ficou claro que o recapeamento do asfalto foi muito mal realizado, tanto que já naquela disputa surgiram os primeiros buracos, em especial na chamada "Curva do Miolo".

Apesar do asfalto ruim, provas de Campeonatos Brasileiros foram realizadas em Goiânia durante a própria temporada de 1999 e na seguinte.

No princípio de 2001, a pista foi fechada para a correção do serviço ruim feito principalmente no asfalto da entrada do miolo, o que forçou a Stock Car a adiar de junho para agosto a prova que deveria acontecer no traçado.

Na corrida realizada em agosto, o asfalto acabou se deteriorando completamente, o que forçou os dirigentes da Stock Car a novamente mudarem seu planejamento inicial, transferindo a penúltima rodada do certame da capital de Goiás para Londrina, no Paraná.

Depois da prova em agosto, surgiu a promessa do Governo de reformar não só o asfalto quanto também as instalações do circuito, que obviamente foram se desgastando com o passar do tempo.

E nesta terça-feira, de novo, a questão das iminentes reformas foi adiada, gerando o sério risco de que nenhuma disputa de certames nacionais ou regionais aconteça na capital de Goiás.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/04 - Hyman e Russell venceram na abertura do Britânico de F-4
 27/04 - Resultados da F-4 Britânica
 26/04 - USF2000: Enerson ganhou duas, e Franzoni foi ao pódio no Alabama
 26/04 - USF2000: Resultados da 3ª e 4ª etapas
 26/04 - Indy Lights: Veach venceu, e Razia foi 2º na prova do sábado
 26/04 - Power é o pole. Castro Neves sai em 6º e Kanaan em último
 25/04 - USF2000: Latorre é pole, e Myasava é único brasileiro com tempo
 25/04 - Pro Mazda: Pigot na pole; Derani larga em 7º e Costa em 11º
 25/04 - Indy Lights: Veach largará na pole, e Razia em 4º
 24/04 - Ginetta Jr: Resultados da 2ª rodada da temporada
 24/04 - Ginetta Jr: Resultados da 1ª rodada
 23/04 - Blomqvist, Ocon e Fuoco venceram na abertura do Europeu
 23/04 - Confira os resultados do Europeu em Silverstone
 22/04 - Ramos/Vanthoor e Buhk/Götz venceram na abertura da Blancpain Sprint Series
 22/04 - Blancpain Sprint Series: Resultado do "Main Race"
 22/04 - Blancpain Sprint Series: Resultado do "Qualifying Race"
 20/04 - 6 Hs de Silverstone: posições na 2ª hora. # 8 segue na frente
 20/04 - 6 Hs de Silverstone: posições na 1ª hora. # 8 na frente
 20/04 - Os números do "circo"
 20/04 - Com um passeio, Hamilton venceu o GP da China

... 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados