Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Traçado em Nürburg volta a receber o "circo"
Quinta-feira, 20 de Junho de 2002
 
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, sediará no próximo domingo o Grande Prêmio da Europa, o 9º dos 17 totais previstos pelo calendário da temporada 2002 da Fórmula 1.

Tendo completado seu 75º ano no mês passado, a pista recebeu como presente uma espécie de "Bico de Pato" no final da reta dos boxes, o que transformará o traçado num ambiente a ser reconhecido pelos pilotos da mais badalada categoria de automobilismo do planeta.

A 5ª prova consecutiva

A corrida deste domingo será a 5ª consecutiva em que a pista situada em Nürburg sediará o Grande Prêmio da Europa, disputa que integra os calendários da F-1 desde 1983, quando o palco foi Brands Hatch, na Inglaterra.

Nürburgring sediou seu primeiro GP europeu em 1984, e voltou a constar do calendário da prova continental - que não aconteceu entre 86 a 92 - em 1995 e 96, e depois consecutivamente à partir de 1999.

Mas a presença do traçado no calendário do "circo" é quase tão antiga quanto a própria história dos certames da F-1, que correu pela primeira na pista em Nürburg no dia 29 de julho de 1951, numa disputa onde Alberto Ascari saiu da pole position e venceu a bordo de seu Ferrari, e Juan Manuel Fangio completou a volta mais rápida pilotando um Alfa Romeo.

À época, o traçado tinha exagerados 22.810 metros, uma extensão que passou a ser ainda maior após 1967, desde quando as corridas aconteceram numa pista com nada menos que 22.385 metros.

Com a nova metragem, a pista sediou os GPs da Alemanha entre as temporadas de 1967 a 1976, exceto o de 1970, que foi disputado em Hockenheim.

Depois de passar por uma reforma bastante ampla, que fez o traçado passar a ter 4.542 metros, Nürburgring - que em 76 entrou para a história por ter sido palco de um acidente seguido de incêndio que quase tirou a vida do austríaco Niki Lauda -, só sediou mais um GP alemão: o de 1985, quando o pole foi Teo Fabi, com um Tolemann, e a vitória foi de Michele Alboreto, com um Ferrari.

Clique aqui para conhecer todos os vencedores das provas em Nürburgring.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 27/04 - Hyman e Russell venceram na abertura do Britânico de F-4
 27/04 - Resultados da F-4 Britânica
 26/04 - USF2000: Enerson ganhou duas, e Franzoni foi ao pódio no Alabama
 26/04 - USF2000: Resultados da 3ª e 4ª etapas
 26/04 - Indy Lights: Veach venceu, e Razia foi 2º na prova do sábado
 26/04 - Power é o pole. Castro Neves sai em 6º e Kanaan em último
 25/04 - USF2000: Latorre é pole, e Myasava é único brasileiro com tempo
 25/04 - Pro Mazda: Pigot na pole; Derani larga em 7º e Costa em 11º
 25/04 - Indy Lights: Veach largará na pole, e Razia em 4º
 24/04 - Ginetta Jr: Resultados da 2ª rodada da temporada
 24/04 - Ginetta Jr: Resultados da 1ª rodada
 23/04 - Blomqvist, Ocon e Fuoco venceram na abertura do Europeu
 23/04 - Confira os resultados do Europeu em Silverstone
 22/04 - Ramos/Vanthoor e Buhk/Götz venceram na abertura da Blancpain Sprint Series
 22/04 - Blancpain Sprint Series: Resultado do "Main Race"
 22/04 - Blancpain Sprint Series: Resultado do "Qualifying Race"
 20/04 - 6 Hs de Silverstone: posições na 2ª hora. # 8 segue na frente
 20/04 - 6 Hs de Silverstone: posições na 1ª hora. # 8 na frente
 20/04 - Os números do "circo"
 20/04 - Com um passeio, Hamilton venceu o GP da China

... 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados