Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Circuito de Campo Grande desafia pilotos da Fórmula 3 sul-americana
Terça-feira, 11 de Setembro de 2001
 
A capacidade de adaptação de cada piloto e a sensibilidade para acerto do carro numa pista desconhecida serão fatores determinantes ao resultado final da oitava etapa do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. A corrida, marcada para as 12 horas de Brasília do próximo domingo no Autódromo Internacional de Campo Grande, vai marcar mais um round da disputa pela liderança, até aqui liderada com certa folga por Juliano Moro.

O piloto gaúcho, que pilota o carro número 2 da Amir Nasr Racing, venceu quatro corridas na temporada ocupou o degrau mais alto do pódio em Buenos Aires, Londrina, Brasília e Fortaleza. As outras três provas do ano, disputadas em Interlagos, Paraná e Mar de Ajó, tiveram como vencedor outro piloto da equipe brasiliense, o paulista Thiago Medeiros, que aparece em terceiro na classificação, atrás de seu conterrâneo Ângelo Serafim, da Avallone.

Com a temporada encaminhada para sua fase final, Moro passa a ser o ?inimigo comum?. Tanto Serafim quanto Medeiros prometem dar início na primeira corrida da categoria no Mato Grosso do Sul à campanha de reabilitação para que a disputa pelo título não seja encerrada antes do fim da temporada. Moro abriu uma significativa vantagem de 30 pontos com as vitórias de ponta a ponta nas duas últimas etapas, em Brasília e em Fortaleza.

Thiago entende que numa pista desconhecida como a de Campo Grande o essencial será o entrosamento homem-máquina. ?Quem estiver mais à vontade no carro vai ter mais chances de disputar a vitória?, reconhece o paulista da Amir Nasr, que compete na F-3 sul-americana com apoio do pool CEB/Banco Regional de Brasília/Drugovich/JFM. ?E, no que diz respeito a isso, estou em casa. Venho me dando muito bem com o carro?, manifesta o paulista.

Um dos objetivos de Medeiros em Campo Grande será pôr fim à má fase. Em Brasília, enfrentou problemas com a bomba de combustível desde o início e na última volta, o sistema pifou e ele não conseguiu levar o carro à linha de chegada, ficando em décimo. Em Fortaleza, voltou ao pódio em terceiro lugar, mesmo tendo terminado a corrida com um pneu furado. ?Um bom resultado vai me colocar de volta na disputa pela liderança?, aposta.

Para o Moro, o fato do circuito ser desconhecido não representa uma dificuldade. ?Andei em outras pistas onde nunca havia feito nenhum treino, também. Se você tem um carro bom, o tempo vem fácil?, comenta o gaúcho. ?Eu tenho uma certa tranqüilidade quanto a isso, porque tenho nas mãos um bom equipamento e faço parte de uma equipe muito competente. Em pista nova ou não, esses fatores garantem chances de disputar a vitória?, diz.

Diante da vantagem de 30 pontos que administra na classificação do campeonato, Juliano compara sua situação à dos grandes times de futebol. ?Estou numa situação tranqüila quanto a isso, também, mas nem por isso vou jogar na defesa. A intenção, como sempre, é subir para o ataque?, manifesta. ?Vamos desenvolver o trabalho de acerto do carro a partir de um set up básico e adaptá-lo às condições da pista. Tem tudo pra dar certo?, aposta.

Luís Medrado, o outro integrante da Amir Nasr, mantém expectativas positivas. ?Nas outras duas corridas em que estive em igualdade de condições com os outros pilotos, fui bem?, lembra. Em Mar de Ajó, na Argentina, também um circuito desconhecido por todos, o piloto baiano não marcou pontos expressivos por conta de um acidente com o piloto local Gabriel Werner. Em Brasília, onde havia feito vários treinos, foi terceiro colocado.

Os testes feitos na semana passada em Brasília também são vistos como trunfo por Medrado, que conta com apoio da Copene/FazAtleta. ?Testamos coisas novas para melhorar o rendimento do carro e tudo funcionou bem. A intenção é virar rápido desde os primeiros treinos, para a coisa engrenar?, afirma o piloto, que revela o objetivo de finalizar a corrida em Campo Grande entre os quatro primeiros colocados. ?Quem sabe pinte mais um pódio?, torce.

Os pilotos da F-3 sul-americana chegam à capital sul-mato-grossense nesta quinta-feira. Os treinos serão abertos na sexta-feira, com duas sessões livres e duas oficiais. No sábado, haverá mais um treino livre e a tomada de tempos para formação do grid de largada, às 12h30 locais, 13h30 de Brasília. A programação do fim de semana prevê, também, a realização de uma prova da Espron, categoria de protótipos criada por Nelson Piquet.

Colaborou Luciano Monteiro
 
Marcos Ferreira
 
» Leia também

 07/11 - 18 de dezembro: o ?Dia D? da CART
 07/11 - Cirino começa na frente em Tarumã
 07/11 - Erdos vai participar da "24 Horas de Bathurst"
 07/11 - Maurício confiante, mas cauteloso
 07/11 - Sainz abandona na Inglaterra e dá adeus ao título
 07/11 - Paul Tracy segue rotina agitada após a conquista
 07/11 - Ainda há ingressos para a prova na Granja
 06/11 - De olho na telinha
 06/11 - Lista de inscritos tem 73 Karts
 06/11 - Zanardi pede modificações em seu kart
 06/11 - Confira como está a classificação no Carioca de Turismo
 06/11 - Sol e calor na armação final do circo
 06/11 - A concorrência se arma
 06/11 - Alterada a data da última rodada da Fórmula 3
 06/11 - Magalhães muda o visual para as provas da Classic
 06/11 - Panther Racing retira equipe da Infiniti Pro Series
 05/11 - Manning será o segundo piloto da Ganassi em 2004
 05/11 - Sob nova direção
 05/11 - Um viaja, o outro corre
 05/11 - E por falar em inscrições...

... 553 554 555 556 557 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados