Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/10 - Thomaz passa a co-liderar o ranking de melhores voltas
 25/10 - Allam já ganhou quatro vezes nesta temporada
 25/10 - Khodair ganhou a 9ª etapa do Brasileiro
 25/10 - Fábio Carreira largará na frente neste domingo
 25/10 - Comando catarinense no Warm Up em Pinhais
 25/10 - Outra vez, domínio de Fábio Carreira
 25/10 - Bourdais roubou a pole position nas ruas australianas
 24/10 - Junqueira de novo na frente na Austrália
 24/10 - Brazuca foi o melhor da sexta-feira em Porto Rico
 24/10 - 20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
 24/10 - Khodair isolou-se ainda mais, e Thomaz ganhou posições no ranking
 24/10 - Margaritis conquistou uma inédita pole grega na categoria
 24/10 - Junqueira tentará segurar a pole na classificatória de logo mais
 24/10 - Khodair sairá na frente na prova do domingo
 24/10 - Fábio Carreira foi o melhor no segundo treino da Clio
 24/10 - De Ferran recebeu a chave de Ft. Laudardale
 24/10 - Domínio brasiliense no treino em Pinhais
 24/10 - Conill comandou o primeiro treino da Clio em Pinhais
 24/10 - Thomaz sairá na pole da primeira prova em Pinhais
 24/10 - Fernandez foi o mais rápido em solo australiano

... 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados