Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Obrigatoriedade do sistema HANS divide os pilotos
Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2003
 
A obrigatoriedade do uso do sistema HANS ? sigla adotada para o ?Head And Neck Support?, um sistema de proteção de cabeça e pescoço -, vem dividindo as opiniões dos pilotos da Fórmula 1, e tem recebido muitas críticas, especialmente do canadense Jacques Villeneuve.

O piloto que novamente vai defender as cores da equipe BAR disse: ?Durante os últimos nove anos, nenhum único piloto teria sido salvo por este sistema. Nenhum dos acidentes ocorridos teria sido evitado ou atenuado com o uso desse dispositivo. Ao contrário: o Diniz estaria morto se estivesse usando o HANS no dia em que sofreu seu acidente?, disse Jacques Villeneuve.

O canadense citou a perda da liberdade de movimentos como mais um problema do uso do sistema: ?O uso do dispositivo não te permite mover a cabeça com liberdade, o que prejudica muito na hora de sair dos boxes ou tentar olhar se vem ou não algum carro. Basta tentar dirigir num caminho cheio de curvas sem mover a cabeça para ver o que acontece?, diz Villeneuve, que completa: ?Conversei com alguns pilotos da CART, e todos admitiram que sofreram ferimentos em alguma ocasião. E isso porque eles não fazem nem 50% do que fazemos na Fórmula 1?, completou Jacques, que tem sua posição contra o uso do HANS apoiada pelo colombiano Juan Pablo Montoya e pelo inglês Jenson Button.

Dos que defendem o uso do novo sistema, a principal voz é a do pentacampeão Michael Schumacher, segundo quem: ?O uso deste sistema não me incomoda, e nem me atrapalha ao volante. Já está demonstrado que o HANS é muito eficiente no caso de uma colisão frontal, apesar de que poderia ser um pouco mais confortável?, diz. Para Michael, os pilotos devem usar o dispositivo ?não por ser obrigatório a partir desta temporada, mas porque contribui para a própria segurança?, finaliza.

Daimler-Chrysler é a proprietária da patente

A Daimler-Chrysler é a proprietária dos direitos de produção do HANS (as iniciais de Head And Neck Support), um dispositivo inventado pelo professor Robert Hubbard que já vem sendo utilizado desde o ano passado por pilotos das Fórmulas CART e Toyota-Atlantic. Hubbard, o inventor do dispositivo, trabalha na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/10 - Thomaz passa a co-liderar o ranking de melhores voltas
 25/10 - Allam já ganhou quatro vezes nesta temporada
 25/10 - Khodair ganhou a 9ª etapa do Brasileiro
 25/10 - Fábio Carreira largará na frente neste domingo
 25/10 - Comando catarinense no Warm Up em Pinhais
 25/10 - Outra vez, domínio de Fábio Carreira
 25/10 - Bourdais roubou a pole position nas ruas australianas
 24/10 - Junqueira de novo na frente na Austrália
 24/10 - Brazuca foi o melhor da sexta-feira em Porto Rico
 24/10 - 20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
 24/10 - Khodair isolou-se ainda mais, e Thomaz ganhou posições no ranking
 24/10 - Margaritis conquistou uma inédita pole grega na categoria
 24/10 - Junqueira tentará segurar a pole na classificatória de logo mais
 24/10 - Khodair sairá na frente na prova do domingo
 24/10 - Fábio Carreira foi o melhor no segundo treino da Clio
 24/10 - De Ferran recebeu a chave de Ft. Laudardale
 24/10 - Domínio brasiliense no treino em Pinhais
 24/10 - Conill comandou o primeiro treino da Clio em Pinhais
 24/10 - Thomaz sairá na pole da primeira prova em Pinhais
 24/10 - Fernandez foi o mais rápido em solo australiano

... 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados