Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 25/10 - Thomaz passa a co-liderar o ranking de melhores voltas
 25/10 - Allam já ganhou quatro vezes nesta temporada
 25/10 - Khodair ganhou a 9ª etapa do Brasileiro
 25/10 - Fábio Carreira largará na frente neste domingo
 25/10 - Comando catarinense no Warm Up em Pinhais
 25/10 - Outra vez, domínio de Fábio Carreira
 25/10 - Bourdais roubou a pole position nas ruas australianas
 24/10 - Junqueira de novo na frente na Austrália
 24/10 - Brazuca foi o melhor da sexta-feira em Porto Rico
 24/10 - 20 anos após o auge, o Brasileiro de Marcas vai voltar a acontecer
 24/10 - Khodair isolou-se ainda mais, e Thomaz ganhou posições no ranking
 24/10 - Margaritis conquistou uma inédita pole grega na categoria
 24/10 - Junqueira tentará segurar a pole na classificatória de logo mais
 24/10 - Khodair sairá na frente na prova do domingo
 24/10 - Fábio Carreira foi o melhor no segundo treino da Clio
 24/10 - De Ferran recebeu a chave de Ft. Laudardale
 24/10 - Domínio brasiliense no treino em Pinhais
 24/10 - Conill comandou o primeiro treino da Clio em Pinhais
 24/10 - Thomaz sairá na pole da primeira prova em Pinhais
 24/10 - Fernandez foi o mais rápido em solo australiano

... 558 559 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados