Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Franchitti conquistou sua primeira vitória na F-Indy
Domingo, 25 de Julho de 2004
 
O escocês Dario Franchitti conquistou sua primeira vitória na Fórmula Indy, ao chegar na frente da "Menards A.J. Foyt Indy 225", prova válida pela nona etapa da temporada 2004 disputada no centenário circuito oval de Milwaukee. O piloto chegou na frente de Buddy Rice e Sam Hornish Jr.

A corrida começou com o pole position Vítor Meira sendo ultrapassado por Tony Kanaan, que permaneceu na frente até a 16ª volta quando o norte-americano Sam Hornish Jr pulou para a primeira colocação. Alguns giros depois foi a vez de Hélio Castro Neves começar a acelerar forte e veio ganhando várias posições até assumir a liderança da disputa.

A primeira bandeira amarela aconteceu na volta de número 39, quando o norte-americano Scott Sharp rodou sozinho na saída da Curva 4. A maioria dos competidores aproveitaram a situação para entrar nos boxes para a primeira troca de pneus e reabastecimento e quem passou a comandar o pelotão foi Bryan Herta, que tentou uma estratégia diferente de parada para ganhar posições.

O piloto da Andretti Green Racing acabou tendo que ir aos boxes com bandeira verde e Hélio Castro Neves recuperou a primeira colocação, sendo seguido de perto por Dario Franchitti. Mais atrás vinham Sam Hornish Jr, Buddy Rice e Tony Kanaan.

Na 106ª volta, foi a vez de Dario Franchitti começar a sentir o gostinho de liderar a corrida, ele que se aproveitou de um vacilo de Helinho na hora de negociar uma ultrapassagem com retardatários e perdeu ainda posições para Buddy Rice e Sam Hornish Jr.

Uma nova bandeira amarela surgiu cinco voltas depois em virtude das sobras de pneus que se acumulavam pela pista. Todos de volta aos boxes e Franchitti manteve a liderança, seguido de Hornish, Helinho e Rice, que perdeu duas posições.

A prova seguiu morna até uma nova intervenção do Safety Car no 143º giro, dessa vez por causa de um acidente envolvendo o inglês Darren Manning. Na hora dos pilotos levarem seus bólidos para o reabastecimento e troca de pneus, Helinho ficou parado na pista e perdeu uma volta em relação ao líder. A diferença é que dessa vez a Team Penske trabalhou melhor no carro de Hornish Jr., que voltou a frente de Dario Franchitti.

Mas a primeira posição do norte-americano não durou muito tempo, já que na re-largada foi deixado para trás pelo piloto da Andretti Green Racing. Depois desse momento, restou a Dario Franchitti administrar a liderança até a corrida criar um clima de decisão faltando cinco voltas, quando uma nova re-largada aconteceu depois de um acidente envolvendo Jaques Lazier.

Franchitti manteve-se tranqüilo na frente e Rice não conseguiu se aproximar, restando ao piloto escocês comemorar sua primeira vitória na categoria. Sam Hornish Jr cruzou a linha de chegada em terceiro.

Entre os brasileiros, Tony Kanaan chegou em quarto, uma posição a frente de Vítor Meira. Hélio Castro Neves foi o 12º e Felipe Giaffone o 13º.

Confira o resultado da "Menards A.J. Foyt Indy 225":

1º) Dario Franchitti (ESC, Andretti Green Racing, D/H), 225 voltas
2º) Buddy Rice (EUA, Rahal-Letterman Racing, G/H), a 0s659
3º) Sam Hornish Jr (EUA, Team Penske, D/T), a 5s246
4º) Tony Kanaan (BRA, Andretti Green Racing, D/H), a 11s184
5º) Vítor Meira (BRA, Rahal-Letterman Racing, G/H), a 11s283
6º) Townsend Bell (EUA, Panther Racing, D/C), a 14s092
7º) Alex Barron (EUA, Cheever Racing, D/C), a 14s322
8º) Adrian Fernandez (MEX, Fernandez Racing, G/H), a 1 volta
9º) Bryan Herta (EUA, Andretti Green Racing, D/H), a 1 volta
10º) Kosuke Matsuura (JAP, Super Aguri Fernandez Racing, G/H), a 2 voltas
11º) Ed Carpenter (EUA, Cheever Racing, D/C), a 2 voltas
12º) Hélio Castro Neves (BRA, Team Penske, D/T), a 3 voltas
13º) Felipe Giaffone (BRA, Dreyer & Reinbold Racing, D/C), a 4 voltas
14º) Mark Taylor (ING, Access Motorsports, G/H), a 4 voltas
15º) Scott Sharp (EUA, Kelley Racing, D/T), a 7 voltas
16º) A.J. Foyt IV (EUA, A.J. Foyt Enterprises, D/T), a 11 voltas
17º) Jaques Lazier (EUA, Patrick Racing, D/C), acidente
18º) Dan Wheldon (ING, Andretti Green Racing, D/H), prob. mecânicos
19º) Darren Manning (ING, Chip Ganassi Racing, G/T), acidente
20º) Tora Takagi (JAP, Mo Nunn Racing, D/T), motor
21º) Tomas Scheckter (AFS, Panther Racing, D/C), câmbio
22º) Scott Dixon (NZL, Chip Ganassi Racing, G/T), não largou

Melhor volta: Dario Franchitti (ESC), 22s804 (160,229 mph)
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 20/10 - Sulistas foram os responsáveis pela movimentação dos rankings
 20/10 - Gabriele Tarquini foi o campeão do Europeu de Turismo
 19/10 - Bernoldi e Villaamil na frente no ?Dia dos inéditos? em Valência
 19/10 - Jani venceu novamente. Melo Jr foi o 4º na prova em Monza
 19/10 - Solberg venceu e Sainz é o novo líder do Mundial
 19/10 - Ação entre amigos e Exposição de fotos na mobilização pelo circuito
 19/10 - Cidade do Sul do Paraná se mobiliza para ter autódromo
 19/10 - Ferrari fez ?1-2? na última prova do FIA GT
 18/10 - Zanardi alinhará na 11ª posição em Monza
 18/10 - Viper sairá na frente. O brazuca Erdos alinhará em 6º
 18/10 - Jani vence em Monza, mas Lopez fatura o título
 17/10 - De olho na telinha - atualização
 17/10 - Fisico e Zanardi vão disputar as provas do ETCC na Itália
 17/10 - Kleinubing: vitória brazuca em Road Atlanta
 17/10 - Pole position suíça. E Melo Júnior atrás do grid da Super Renault
 17/10 - Muitos pilotos não terão mais direito a pontos no ?Paulistão?
 17/10 - Fittipaldi impressionado com piloto francês
 17/10 - Bentley não volta a Le Mans em 2004
 16/10 - Tem brasileiro largando na pole em Atlanta
 16/10 - Nelsinho estará em São Paulo para lançar capacete com seu nome

... 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados