Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conheça a trajetória de Massa até chegar à Fórmula 1
Sexta-feira, 12 de Outubro de 2001
 
A trajetória do paulistano Felipe Massa rumo à Fórmula 1 começou em 1999, ainda no Brasil, onde levantou o título da temporada da Fórmula Chevrolet.

No ano passado o piloto seguiu para a Europa, onde a princípio estaria disputando somente as provas do Campeonato Italiano, e eventualmente as corridas do certame Europeu da Fórmula Renault que fossem realizadas na Terra da Bota.

O motivo para que Felipe disputasse exclusivamente o certame da Itália era simples: os patrocínios que conseguiu levar lhe garantiam somente a participação naquelas corridas, e mesmo assim, nem em todas as previstas pelo calendário da temporada.

Por um golpe do destino, o brasileiro venceu as duas provas que disputou pelo certame do Velho Continente como prêmio pelas vitórias alcançadas no certame italiano, levando o dono de sua equipe a permitir que corresse as demais provas do Continental mesmo sem o tão necessário dinheiro.

E foi assim que o paulista arrebatou os dois títulos, o que lhe catapultou para a Fórmula 3000 Européia, onde conquistou o título com uma prova de antecipação.

Confira os números do piloto

No ano passado, quando começou a correr na Europa, Felipe Massa alcançou nada menos que 8 triunfos, resultado que o fez encerrar 2000 como líder do Placar de Vitórias do Speed On Line , condição que dividiu com o brasiliense Vítor Meira, então competindo na Fórmula 3 Sul-americana.

No ranking de pole positions ? outro que compõe a seção "Placar Brasil" deste site-, Felipe foi o segundo colocado, com 6 conquistadas, uma a menos que os vencedores, Luciano Gomide e João Paulo de Oliveira, que disputaram respectivamente os certames Norte e Sul-americano da Fórmula 3. Cabe aqui lembrar que Oliveira competiu pela divisão "B" da categoria de nosso continente.

Massa foi o segundo melhor colocado também no Placar de melhores voltas. Também neste ele terminou a última temporada com 6, uma a menos que Gomide e Oliveira.

Nos rankings referentes à temporada 2001, Massa é o quarto colocado, com 5 vitórias; na contabilização das poles sua posição é a 2ª, também com 5 conquistadas. No quesito melhores voltas Felipe também é vice-líder, tendo sido 4 vezes o mais rápido até o momento.

Neste final de semana ele disputa a 8ª e última prova do Europeu da F-3000, em Valência, na Espanha.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/10 - Junqueira venceu duas e Neto uma no Carioca de Turismo
 20/10 - Sulistas foram os responsáveis pela movimentação dos rankings
 20/10 - Gabriele Tarquini foi o campeão do Europeu de Turismo
 19/10 - Bernoldi e Villaamil na frente no ?Dia dos inéditos? em Valência
 19/10 - Jani venceu novamente. Melo Jr foi o 4º na prova em Monza
 19/10 - Solberg venceu e Sainz é o novo líder do Mundial
 19/10 - Ação entre amigos e Exposição de fotos na mobilização pelo circuito
 19/10 - Cidade do Sul do Paraná se mobiliza para ter autódromo
 19/10 - Ferrari fez ?1-2? na última prova do FIA GT
 18/10 - Zanardi alinhará na 11ª posição em Monza
 18/10 - Viper sairá na frente. O brazuca Erdos alinhará em 6º
 18/10 - Jani vence em Monza, mas Lopez fatura o título
 17/10 - De olho na telinha - atualização
 17/10 - Fisico e Zanardi vão disputar as provas do ETCC na Itália
 17/10 - Kleinubing: vitória brazuca em Road Atlanta
 17/10 - Pole position suíça. E Melo Júnior atrás do grid da Super Renault
 17/10 - Muitos pilotos não terão mais direito a pontos no ?Paulistão?
 17/10 - Fittipaldi impressionado com piloto francês
 17/10 - Bentley não volta a Le Mans em 2004
 16/10 - Tem brasileiro largando na pole em Atlanta

... 560 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados