Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/10 - Nelsinho estará em São Paulo para lançar capacete com seu nome
 16/10 - Berger já comenta a possibilidade de voltar ao automobilismo
 15/10 - FIA divulga novo formato na Fórmula 1
 15/10 - Toyota terá Gascoyne em seus quadros a partir de dezembro
 14/10 - E ele nem queria ir para lá...
 14/10 - Sobrinho de Raul Boesel estréia na Fórmula Renault
 14/10 - Médicos acreditam na volta de Kenny Brack às pistas
 13/10 - Kenny Brack passa bem depois da primeira cirurgia
 13/10 - Jejum foi quebrado em grande estilo
 13/10 - Stewart usa tática diferente para vencer na Carolina do Norte
 13/10 - Corrida na Cidade do México reuniu 400 mil torcedores
 13/10 - Dan Wheldon foi o "Estreante do Ano" na Fórmula Indy
 13/10 - Pancho Carter venceu uma corrida histórica no Texas
 13/10 - Os Varassim ganharam mais uma na Brascar
 12/10 - Estado de Kenny Brack é grave, mas estável
 12/10 - Dixon é o segundo não-americano a conquistar um título
 12/10 - Toque entre Kanaan e Castro Neves tirou os pilotos da briga
 12/10 - Junqueira sofre do estômago e fica em situação difícil
 12/10 - Acidente entre Brack e Scheckter cancelou a festa no Texas
 12/10 - Tracy pode ser campeão na Austrália. Confira a pontuação

... 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados