Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Categoria vive seu sétimo momento histórico
Quarta-feira, 09 de Março de 2005
 
Além de contar todo ano desde a temporada de 1979 histórias de heróis e azarões, a Stock Car Brasil tem também as histórias paralelas de modificações que acabam sendo vistas nas pistas, e a entrada da Mitsubishi como uma segunda marca de motores na categoria é o sétimo marco neste sentido.

Daquele campeonato que começou com os modelos Opala até o que terá a primeira de suas doze etapas da temporada 2005 disputada em Interlagos no dia 1º de maio, muita coisa já mudou.

A primeira mudança da história aconteceu antes do início do Campeonato Brasileiro de 1986 (o 8º da história), quando por força da saída da GM, os pilotos decidiram descaracterizar os Opala, usando neles carenagens desenvolvidas pela Caio/Hidroplás, em Fibra de Vidro.

No ?ano 12? de disputas do Brasileiro, em 1990, os ?esqueletos? do modelo da General Motors continuavam cobertos por carenagens em Fibra, mas desta vez com modelos de linhas mais arredondadas, do chamado modelo ?Daipi?.

Em 1994 a companhia que usa o nome Chevrolet retornou à categoria, e decidiu trocar os velhos Opala pelos modelos Omega, que foram usados nas disputas até a temporada de 1999, a de número 21 da história.

A quinta mudança, a substituição de bases de carros de rua por chassis tubulares especialmente desenvolvidos para competições, aconteceu a partir do início do campeonato de 2000.

Um ano mais tarde, em 2001, portanto na 23ª temporada da categoria, aconteceu a aposentadoria dos motores seis cilindros da GM, e a introdução da ?primeira geração? de propulsores V8 importados dos Estados Unidos.

A substituição das unidades anteriores por um lote de propulsores V8 americanos novos não chegou a ser uma mudança tão radical assim na categoria quanto a troca das carenagens do modelo Vectra (usadas desde a estréia dos chassis tubulares), pelas do modelo Astra da GM, realizada do ano passado (2004).

Agora, com o anúncio da entrada da Mitsubishi, seus motores e as carenagens do Lancer equipando nove carros, acontece o sétimo grande fato da história da Stock Car Brasil.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/10 - Berger já comenta a possibilidade de voltar ao automobilismo
 15/10 - FIA divulga novo formato na Fórmula 1
 15/10 - Toyota terá Gascoyne em seus quadros a partir de dezembro
 14/10 - E ele nem queria ir para lá...
 14/10 - Sobrinho de Raul Boesel estréia na Fórmula Renault
 14/10 - Médicos acreditam na volta de Kenny Brack às pistas
 13/10 - Kenny Brack passa bem depois da primeira cirurgia
 13/10 - Jejum foi quebrado em grande estilo
 13/10 - Stewart usa tática diferente para vencer na Carolina do Norte
 13/10 - Corrida na Cidade do México reuniu 400 mil torcedores
 13/10 - Dan Wheldon foi o "Estreante do Ano" na Fórmula Indy
 13/10 - Pancho Carter venceu uma corrida histórica no Texas
 13/10 - Os Varassim ganharam mais uma na Brascar
 12/10 - Estado de Kenny Brack é grave, mas estável
 12/10 - Dixon é o segundo não-americano a conquistar um título
 12/10 - Toque entre Kanaan e Castro Neves tirou os pilotos da briga
 12/10 - Junqueira sofre do estômago e fica em situação difícil
 12/10 - Acidente entre Brack e Scheckter cancelou a festa no Texas
 12/10 - Tracy pode ser campeão na Austrália. Confira a pontuação
 12/10 - Tracy vence no México e fica perto do título

... 561 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados