Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Para Newey, Michelin tem influencia no desempenho ruim dos carros
Sexta-feira, 21 de Junho de 2002
 
Outra vez sem ter conseguido construir um modelo capaz de fazer frente ao poderio das máquinas da Ferrari, a equipe McLaren encontrou na multiplicidade da carteira de clientes da Michelin a explicação para o desempenho ruim de seus carros.

Adrian Newey, o Diretor Técnico do time sediado em Woking, disse numa entrevista à revista italiana ´Autosprint´ que o fato da fabricante francesa de pneus vender seus compostos também para as equipes Williams e Renault fez com que houvesse a necessidade de mudanças nos modelos MP4/17 que vem sendo pilotados pelo escocês David Coulthard e pelo finlandês Kimi Raikkonen.

Segundo Newey, a equipe que lhe paga os salários precisava de compostos diferentes para instalação na parte traseira dos bólidos, exatamente o oposto do que foi pedido pelos dois outros times, que precisavam pneus diferentes para as rodas dianteiras.

Isto - ainda segundo Adrian -, teria feito com que toda a parte posterior dos carros tivesse de sofrer mudanças em relação ao projeto original, e o peso tivesse de ser redistribuído. "Quando existe muita diferença entre os pneus dianteiros e traseiros, é necessário deslocar o peso para a parte da frente, e isto torna o carro muito nervoso", falou.

Newey disse ainda que se a McLaren pudesse contar com "os mesmos pneus que foram usados nos testes de Inverno" os bólidos de Coulthard e Raikkonen estariam tendo um rendimento melhor.

O perfil de Adrian

Adrian Newey, um engenheiro aeronáutico que começou a trabalhar com automobilismo em 1980, como chefe de aerodinâmica da Fittipaldi, a equipe brasileira da F-1, está na McLaren desde 1997. Antes, foi chefe de projeto de carros de GTP da equipe March nos Estados Unidos, onde as máquinas que saíram de sua prancheta garantiram os títulos em 1983 e 84.

Entre 1985 e 87 Adrian continuou como Desenhista Chefe da March, desta vez no projeto F-Indy dos chassis que venceram consecutivamente as 500 Milhas de Indianápolis.

Ainda na March, mas já como Diretor Técnico, Newey desembarcou no "circo" da Fórmula 1 no mesmo ano de 1987. Antes de passar a vestir a camisa de seu atual empregador, Adrian trabalhou para a Williams, a partir de 1990.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/10 - Tracy vence no México e fica perto do título
 12/10 - Regularidade deu título a Scott Dixon. Confira a pontuação completa
 12/10 - Gil vence no Texas; Dixon fatura o título da temporada
 12/10 - Campos dá o troco e supera Duda em Guaporé
 12/10 - Confira as fotos da disputa em São Paulo
 12/10 - Atualizada a lista dos campeões da categoria
 12/10 - Danilo Dirani vence e iguala recorde de Nelsinho Piquet
 12/10 - Campeão antecipado, Farfus voltou a vencer
 12/10 - Vitória colocou Maurício no topo da tabela
 12/10 - ?Não entendi nada?, disse Traini
 12/10 - Maurício ganhou a 11ª etapa do Espanhol
 12/10 - Campos terminou na frente. Ricci foi o segundo no Warm Up
 12/10 - João Paulo venceu também a final do Alemão
 12/10 - Dirani foi o melhor no treino de aquecimento
 12/10 - Alonso cobriu de porrada o guard-rail de Suzuka
 12/10 - Mundial de Construtores: veja os números finais
 12/10 - Veja os números finais do Mundial de Pilotos
 12/10 - Uma corrida apenas razoável para Kimi
 12/10 - Montoya foi o primeiro a deixar a disputa
 12/10 - Vitória foi a oitava na carreira de Barrichello na F-1

... 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados