Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 12/10 - Tracy vence no México e fica perto do título
 12/10 - Regularidade deu título a Scott Dixon. Confira a pontuação completa
 12/10 - Gil vence no Texas; Dixon fatura o título da temporada
 12/10 - Campos dá o troco e supera Duda em Guaporé
 12/10 - Confira as fotos da disputa em São Paulo
 12/10 - Atualizada a lista dos campeões da categoria
 12/10 - Danilo Dirani vence e iguala recorde de Nelsinho Piquet
 12/10 - Campeão antecipado, Farfus voltou a vencer
 12/10 - Vitória colocou Maurício no topo da tabela
 12/10 - ?Não entendi nada?, disse Traini
 12/10 - Maurício ganhou a 11ª etapa do Espanhol
 12/10 - Campos terminou na frente. Ricci foi o segundo no Warm Up
 12/10 - João Paulo venceu também a final do Alemão
 12/10 - Dirani foi o melhor no treino de aquecimento
 12/10 - Alonso cobriu de porrada o guard-rail de Suzuka
 12/10 - Mundial de Construtores: veja os números finais
 12/10 - Veja os números finais do Mundial de Pilotos
 12/10 - Uma corrida apenas razoável para Kimi
 12/10 - Montoya foi o primeiro a deixar a disputa
 12/10 - Vitória foi a oitava na carreira de Barrichello na F-1

... 562 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados