Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/10 - Michael Schumacher errou como nunca
 12/10 - Rubens venceu na festa de Michael
 11/10 - Scheckter confirmado pela Panther Racing para 2004
 11/10 - Thiago Medeiros venceu a última etapa da Infiniti Pro
 11/10 - FAERJ continua a receber inscrições para a 4ª etapa do Brasileiro
 11/10 - Confira todos os campeões da Fórmula 3 Sul-americana
 11/10 - Emerson Duda surpreende e larga na pole em Guaporé
 11/10 - Tempo esquentou no México e Tracy manteve pole position
 11/10 - Título de Dirani é o quinto de um brasileiro na temporada
 11/10 - Hornish Jr foi o melhor no último treino no Texas
 11/10 - Jourdain terminou na frente o treino livre no México
 11/10 - Dirani vence e é o campeão da Sul-Americana
 11/10 - Mauricio é o pole, e Serafim larga em 7º pelo Espanhol
 11/10 - Pole é de Nelson. Melo sai em 2º, e Farfus em 3º
 11/10 - Dirani e Ribeiro: mais uma pole cada
 11/10 - Oliveira segue sua rotina de vitórias
 11/10 - Barrichello na pole. Da Matta sairá em terceiro
 11/10 - Depois de audiência com ministro, Scaglione viajará para a França
 10/10 - Festa francesa na casa dos nipônicos?
 10/10 - Os Schumacher na frente em Suzuka

... 563 564 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados