Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 10/10 - Jarno Trulli: o melhor também na pré-classificação
 10/10 - Por dentro da história da Stock Car Brasil
 10/10 - Jarno Trulli começa na frente em Suzuka
 09/10 - Os carros da Renault vão mostrar ?nova cara? na prova japonesa
 09/10 - Domínio da Renault nos treinos extras em Suzuka
 09/10 - Mitsubishi confirma vaga de segundo piloto para 2004
 09/10 - Sol apareceu e pilotos da Fórmula 3 treinaram em Cascavel
 09/10 - Desistência de Villeneuve antecipa a estréia de Sato na BAR
 09/10 - Chuva cancelou treinos nessa quinta-feira em Cascavel
 09/10 - Confira a programação da Fórmula 3 Sul-americana em Cascavel
 09/10 - Foizer estréia com um Fórmula 3
 09/10 - Em Cascavel, dois títulos podem ser definidos
 09/10 - Guaporé é a próxima parada da Pick-Up Racing
 09/10 - Duas novas equipes confirmadas na 500 Milhas da Granja
 09/10 - Farfus Júnior fatura o título, mesmo antes de correr
 08/10 - Categoria espera recorde de público na disputa mexicana
 08/10 - Confira a programação do final de semana no Texas
 08/10 - Corrida não será mostrada ao vivo no Brasil
 08/10 - Texas Motor Speedway: o palco da grande final
 08/10 - Cinco candidatos ao título da Fórmula Indy

... 565 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados