Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um carro para derrotar os importados
Domingo, 20 de Fevereiro de 2005
 
Adilson Ayres, o ?Asa?, preparador de carros de corrida que participou do projeto Fitti F-1, e que há muito tempo trabalha com Nelson Piquet, está preparando um protótipo para disputar as provas de Endurance brasileiras, entrando nas pistas com condições de derrotar os importados.

O projeto, que receberá o nome de ?Ayres 001?, é realmente revolucionário, e a máquina é construída a partir de um chassi monocoque confeccionado em alclaide dural de aviação, empregando ainda muita fibra de carbono e titânio, materiais amplamente utilizados nos carros que disputam provas em Le Mans e da Fórmula 1.

Usando toda a experiência que adquiriu em suas temporadas no exterior, Adilson Asa acredita que a máquina será capaz de registrar tempos abaixo de 1min30s em Interlagos, uma aposta que se prende muito à carroceria construída em fibra de carbono e kevlar, que tem como ponto forte a aerodinâmica, sobre a qual o construtor evita dar maiores detalhes.

O protótipo deverá estar pronto em meados deste ano, e a estréia deverá acontecer na próxima edição da Mil Milhas.

Características Técnicas:
Projeto e construção: Adilson ?Asa? Ayres
Chassi: monocoque em alclaide dural de aviação
Motor: Nissan V-6 biturbo
Câmbio: Hewland DG300 de 5 marchas
Suspensão: independente nas quatro rodas com sistema de push-road, com barra estabilizadora regulável, de dentro do carro, na frente e atrás
Freios: Freio a disco Brembo em carbono nas 4 rodas
Amortecedores: Penske Regulace de três vias
Carroceria: Kevlar e carbono
Outros detalhes: Tanque de combustível em borracha ioul; pedaleira em fibra de carbono, Arco de proteção (santantônio) em molibidênio e titânio; arrefecimento por dois radiadores de água laterais e 4 litros cada com intercooler, e dois radiadores de óleo; rodas de 9,5 polegadas na dianteira e de 12 polegadas na traseira; parafusos em titânio, Semi-eixo em titânio vazado e peso aproximado: 560 kg.
 
Napoleão A. Ribeiro
 
» Leia também

 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 10 ? Encerrando a série
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 9
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 8
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 7
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 6
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 5
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 4
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 3
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 2
 08/10 - GP do Japão ? Do fundo do Baú ? 1
 08/10 - O "circo" vai correr pela 21ª vez em solo nipônico
 08/10 - Dia de testes na Fórmula 3 Inglesa
 07/10 - Italiano vai disputar as duas últimas provas do Europeu
 07/10 - "Merrion Capital" é a nova parceira da Jordan Grand Prix
 07/10 - Fábio Rimbano foi o ganhador pela ?Senior Paulista?
 07/10 - Vinokurovas levou a melhor pela Super ?A?
 07/10 - Fernandes ganhou a prova de maior grid do sábado
 07/10 - Faria Júnior saiu, e Trinddade chegou na frente pela Graduados ?A?
 07/10 - Sato será o substituto de Villeneuve na BAR
 07/10 - Eduardo Leite foi o destaque pela Graduados ?B?

... 566 567 568 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados