Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Autódromo de Monza verá a última corrida da Fórmula 3000
Quarta-feira, 08 de Setembro de 2004
 
Criada em 1985 pela Federação Internacional de Automobilismo para substituir a extinta Fórmula 2 e funcionar como base para os pilotos que gostariam de chegar à Fórmula 1, o Campeonato Internacional de Fórmula 3000 chegará ao seu triste fim no próximo final de semana, quando for disputada a décima e última etapa da temporada.

Sem nunca ter cumprido verdadeiramente o seu papel ? nenhum campeão da Fórmula 3000 conseguiu levantar o caneco na Fórmula 1 ?, a categoria sucumbe depois de duas temporadas com grids fracos e falta de competitividade. Os últimos campeões sequer conseguiram uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, tendo que desviar suas carreiras para os Estados Unidos ou aceitar competir com protótipos.

Embora o campeonato tenha passado por uma fase de sucesso, quando em 1996 mais de 30 carros lutavam para conseguirem uma vaga no grid, a criação de outras categorias mais baratas e com mais recursos ? como a World Series, Fórmula Renault V6 e a própria Fórmula 3000 Européia ?, minguaram de vez as vagas e no GP da Hungria do ano passado apenas 14 bólidos alinharam para a corrida.

Foram 206 corridas em 20 anos, sendo apenas duas delas fora do continente europeu: os GPs do Brasil de 2001 e 2002. O título desse ano já tem um dono, o italiano Vitantonio Liuzzi, que terá duplo incentivo para vencer no final de semana. Além da corrida ser disputada "em casa", no Autódromo de Monza, Liuzzi espera também ser o último piloto a subir ao lugar mais alto do pódio.

Em 2005, o espaço da Fórmula 3000 Internacional passará a ser ocupado pela Fórmula GP2, categoria que surge com o apoio da Renault, Bridgestone e Dallara. Especula-se que 30 carros já tenham sido encomendados, mas pelo andar da carruagem, se conseguir empatar com o grid atual de 18 bólidos já será considerada uma grande vitória.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 04/10 - Hezemans/Kumpen vão largar na frente. Erdos alinhará em 7º
 04/10 - Cordova voltou a dominar em Campo Grande
 04/10 - Timo Glock vence na loteria de Hockenheim
 04/10 - Lopez ganhou mais uma na Super Renault
 04/10 - O líder, Fogaça, foi o melhor em Interlagos
 04/10 - Khodair na frente no último treino livre
 03/10 - Cordova foi o melhor no fim do dia em Campo Grande
 03/10 - Confira os tempos de todos os pilotos em Interlagos
 03/10 - Roberval voltou a andar na frente
 03/10 - Matsuura sairá na frente. Melo Jr. será o 3º do grid no domingo
 03/10 - Allam liderou e Bia surpreendeu no último treino do dia
 03/10 - Liderança carioca no segundo treino da Clio em Campo Grande
 03/10 - Andrade dominou o primeiro treino em Interlagos
 03/10 - Jackson largará duas vezes na frente em Hockenheim
 03/10 - Diego na frente também no segundo treino no MS
 03/10 - Vilariño e Montagny dominaram os treinos da Super Nissan
 03/10 - Interlagos vai ter casa cheia
 03/10 - Pizzonia e Zonta na frente em Jerez
 03/10 - Carreira Júnior foi o melhor no treino da Clio
 03/10 - Lopes na pole e Melo Júnior em quinto no grid no Estoril

... 569 570 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados