Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/10 - Sarmento e Forte venceram uma vez cada um. Confira os demais vencedores
 01/10 - Paulista de Força Livre: veja o resultado das provas
 01/10 - Veja os números do Paulista da Força Livre
 01/10 - Classic: confira como estão as tabelas
 01/10 - Porto Filho e Furrier foram os vencedores pela Classic
 01/10 - Leonardo Maia vai treinar com um F-Atlantic
 01/10 - Mais um supertime confirmado para a 500 Milhas da Granja
 30/09 - McLaren mandou três pilotos à pista
 30/09 - Badoer na frente. Sato bateu em Mugello
 30/09 - Argentino vai estrear na F-Renault Brasileira
 30/09 - Pai e filho venceram na Brascar
 30/09 - Próxima temporada terá 15 provas
 30/09 - Equipes terão desconto nas inscrições para a ?500 Milhas?
 30/09 - Kassardjian ganhou pela Senior
 30/09 - Ramalho venceu pela Sprinter
 30/09 - Russo e Martinez fizeram a festa na Master
 30/09 - Campos largou na frente, e Leite ganhou outra
 30/09 - Leite largou e chegou na frente pela ?Super 125?
 30/09 - Tojal saiu na frente, e Silva venceu na Júnior 125
 30/09 - Piquet e Moreno movimentaram os rankings

... 571 572 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados