Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Rally dos Sertões: Reinaldo Varela pode se tornar um dos maiores vencedores
Sexta-feira, 19 de Junho de 2009
 
Piloto paulista busca seu sexto título em carros no maior rali do Brasil

Após um trabalho árduo e meses de preparativos, as equipes, pilotos e navegadores contam nos dedos os dias para o início da 17ª Edição do Rally Internacional dos Sertões. “Fizermos diversas mudanças no motor e na suspensão do carro, baseado no que testamos até agora durante o ano”, afirma o paulista Reinaldo Varela (Mitsubishi/Pirelli/Blindarte), que busca seu sexto título nos carros no maior rali do Brasil. A prova terá início na próxima terça-feira (23/6).

Em mais de dez participações, Reinado Varela soma duas vitórias em categorias equivalentes a Production (1998/1999) e três em categorias equivalentes a categoria Super Production (2000/2007/2008). Além das vitórias no Sertões, o piloto já foi campeão brasileiro (1988, 1994, 1996, 2005 e 2006) e sul-americano (1992) de rali de velocidade, tem quatro títulos do Brasileiro de Cross Country (2000, 2002, 2006 e 2008) e se sagrou Campeão Mundial de Cross Country em 2001.

Um dos maiores ralis do mundo, o Rally dos Sertões começa em Goiânia (GO), com a realização do Super Prime que define a ordem de largada da competição, a partir das 20h de terça-feira. “Temos que pensar em fazer o Super Prime de forma segura, sem arriscar demais logo no começo. Mas precisamos ir bem, pois é muito importante largar entre os primeiros no início e fugir de retardatários”, explica Varela, que ao lado do navegador Marcos Macedo busca comemorar em Natal (RN), depois de dez dias, o terceiro título seguido na categoria Super Production. Na segunda-feira (22/03), a dupla pretende fazer um treino na região da capital goiana para checar todo o equipamento antes da largada promocional.

Este ano, os competidores vão ter que levantar muito mais poeira e principalmente barro do que nas edições anteriores. Os 2.888 km de especiais cronometradas e o percurso total de 5.038 km entre o Centro-Oeste e o Nordeste brasileiro são distâncias recordes para o evento. Cerca de 90% do percurso será inédito. “Esses números recordes não mudam muito a forma como vamos encarar o rali. A diferença é que teremos que fazer mais troca de peças e manutenções durante a prova”, afirma Varela.

Objetivo é manter liderança no Campeonato Brasileiro

Mais do que o desafio de vencer a prova mais longa da história deste rali, e se tornar recordista de vitórias entre os pilotos que correm de carro, o representante da Mitsubishi/Pirelli/Blindarte busca manter a liderança do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country. “Nós vamos primeiro administrar o Campeonato Brasileiro. Assim que terminarem as três primeiras etapas, vamos traçar a estratégia para vencer o Rally dos Sertões“, conta Varela.

Cada um dos três primeiros dias do Rally dos Sertões valerá como uma etapa do certame nacional. A primeira será na quarta-feira (24/6), Goiânia até Santa Helena (GO), a segunda no dia seguinte, de Santa Helena à Cidade de Goiás (GO). E a última de Cidade de Goiás terminando em Minuaçu (GO), na sexta-feira (26/6). Varela/Macedo somam 26 pontos no torneio, 13 a mais do que Luciano Lima/Neurivan Calado, que ocupam a segunda colocação.

Esta é a programação da 17ª edição do Rally Internacional dos Sertões:

23/06 – Super Prime – Goiânia (GO)

24/06 – 1ª etapa – Goiânia (GO) – Santa Helena (GO)
[Total do dia: 327km / Total da especial: 256 km]

25/06 – 2ª etapa – Santa Helena (GO) – Cidade de Goiás (GO)
[Total do dia: 469 km / Total da especial: 334 km]

26/06 – 3ª etapa – Cidade de Goiás (GO) – Minuaçu (GO)
[Total do dia: 636 km / Total da especial: 393 km]

27/06 – 4ª etapa – Minuaçu (GO) – Palmas (TO)
[Total do dia: 762 km / Total da especial: 487 km]

28/06 – 5ª etapa – Palmas (TO) – Luis Eduardo Magalhães (BA)
[Total do dia: 538 km / Total da especial: 300 km]

29/06 – 6ª etapa – Luis Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA)
[Total do dia: 558 km / Total da especial: 364 km]

30/06 – 7ª etapa – Barra (BA) – Petrolina (PE)
[Total do dia: 543 km / Total da especial: 235 km]

01/07 – 8ª etapa – Petrolina (PE) – Juazeiro do Norte (GO)
[Total do dia: 421 km / Total da especial: 213 km]

02/07 – 9ª etapa – Juazeiro do Norte (CE) – Caicó (RN)
[Total do dia: 439 km / Total da especial: 184 km]

03/07 – 10ª etapa – Caicó (RN) – Natal (RN)
[Total do dia: 350 km / Total da especial: 114 km]

A dupla Reinaldo Varela/Marcos Macedo tem patrocínio de Mitsubishi/Pirelli/Blindarte e apoio de Artfix/Borg Warner/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean.
 
João A. T. Otazu
 
» Leia também

 27/09 - Barrichello superou Trulli no último treino
 27/09 - Trulli, de novo
 27/09 - Piquet largará mais uma vez na frente
 26/09 - De olho na telinha - atualização
 26/09 - Junqueira marcou a pole provisória em Miami
 26/09 - Mais um Boesel no automobilismo
 26/09 - Davison encabeçou os tempos. Piquet foi o 6º
 26/09 - Clemente dominou os treinos livres em Interlagos
 26/09 - Trulli segue imbatível em Indianápolis
 26/09 - Jarno na frente. Depois veio Ralf
 26/09 - Treino está prosseguindo sob chuva
 26/09 - Trulli foi o melhor entre os 11 do treino extra
 26/09 - Raikkonen terá de ser seu próprio escudeiro
 26/09 - Williams e BAR podem participar dos treinos das sexta-feiras
 26/09 - Baixas temperaturas devem marcar os treinos nesta sexta-feira
 25/09 - Resultados da 6ª etapa do Regional de Kart (ECPA)
 25/09 - Suzuki e Martins, mais dois finalistas para a Seletiva Petrobras
 25/09 - Cevert: mais uma do fundo do baú sobre as provas nos EUA
 25/09 - Mais uma foto ?do fundo do baú?
 25/09 - Scheckter é o mais cotado para a vaga de Hornish

... 573 574 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados