Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Um GP mais antigo que o próprio ?circo? ? Parte 2
Terça-feira, 09 de Setembro de 2003
 
Agora que você já conferiu um pouco da história dos GPs da Itália disputados antes da primeira prova oficial do ?circo? em Monza , vamos tratar das corridas da Fórmula 1 disputadas naquela pista, onde o primeiro GP oficial, vencido pelo italiano Giuseppe Farina - que correu com um Alfa Romeo 159 -, aconteceu no dia 3 de setembro de 1950.

Ao chegar à Itália, país-sede da 7ª e última etapa do Primeiro Mundial de Fórmula 1, a categoria já havia passado por Silverstone, no dia 13 de maio, por Mônaco, dia 23 do mesmo mês, por Indianápolis, (EUA), em 30 de maio, pela pista de Bremgarten, na Suíça, em 4 de junho, por Spa-Francorchamps, na Bélgica, em 18 de junho, e por Rheims, na França, no dia 2 de julho.

Em Silverstone o italiano Giuseppe Farina havia vencido, a exemplo do aconteceu na quinta prova, na Suécia. O argentino Juan Manuel Fangio, que assim como Farina competia com um modelo Alfa Romeo, havia chegado na frente nas disputas em Mônaco, Spa-Francorchamps e Rheims, enquanto a prova em solo norte-americano fora ganha por Johnnie Parsons, com um Kurtis.

Juan Manuel Fangio foi o melhor na tomada de tempos para a primeira corrida oficial da Fórmula 1 no ?Audrodromo Nazionale Di Monza?, percorrendo o circuito que então tinha 6.300 metros em 1min58s60. Coube ao portenho também a melhor volta daquela corrida, fechada em 2 minutos cravados.

Na disputa, porém, quem se deu melhor foi Farina, que comandou as 13 primeiras voltas, escoltou o líder Alberto Ascari na 14ª e 15ª voltas, e reassumiu o comando das ações no 16º giro, situação que permaneceu até a quadriculada, quando venceu pela terceira vez.

A disputa que teve Ascari como segundo colocado a bordo de um Ferrari, e Luigi Fagioli na terceira posição, também com um carro da ´Scuderia´, valeu a Nino Farina o título da temporada de 1950.

O privilégio de poder levar para casa o principal troféu da temporada inicial da Fórmula 1 Giuseppe Farina conquistou ao somar 30 pontos, dois a mais que Juan Manuel Fangio, o vice-campeão, e três adiante de Luigi Fagioli.

O detalhe curioso fica por conta do esmagador domínio da Alfa Romeo no certame, já que os três melhores no campeonato usaram carros da marca.

Vale lembrar que à época ainda não havia um certame de Construtores, que passou a ser disputado apenas na temporada de 1958.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 21/09 - Confira o resultado da prova deste domingo
 21/09 - Hornish Junior venceu a "Toyota Indy 400"
 21/09 - Confira os números na Sul-americana
 21/09 - Dirani passou mais um ?Domingo no Parque?
 21/09 - Vitória de José Maria Lopez na Alemanha; Jaime foi o 8º
 21/09 - Erdos completou a volta mais rápida na prova do FIA GT
 21/09 - Farfus e Bruni batem e Fabrizio vence em Brno
 21/09 - Confira o resultado final da prova do FIA GT em Oschersleben
 21/09 - Confirmada a desclassificação de Campbell-Walter
 21/09 - Vorba venceu pela F-BMW em Zandvoort
 21/09 - Leinders e Montagny venceram na F-Super Nissan em A1-Ring
 21/09 - Oliveira voltou a vencer no alemão da categoria
 21/09 - Landi foi o melhor no treino de aquecimento em Londrina
 21/09 - Saiba como ficou a classificação no Europeu
 21/09 - Bobby chamou de estúpido o vencedor da prova
 21/09 - Campbell-Walter venceu. Mas resultado ainda pode mudar
 21/09 - Klien e Briscoe venceram em Zandvoort. Carbone foi 6º
 20/09 - Taylor vence na Califórnia e fatura o título da IPS
 20/09 - Dia não terminou bem para Oliveira
 20/09 - O líder, Castro Neves, vai sair na pole da disputa deste domingo

... 575 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados