Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/09 - Novo passeio coloca Dirani ainda mais perto do título
 20/09 - Castro Neves comandou o ?1-2-3? brazuca no último treino
 20/09 - Konrad será o pole. Erdos o terceiro no grid do FIA GT
 20/09 - Götz voltou a vencer na F-BMW. Abreu foi o 8º
 20/09 - Mais uma pole brasileira na Européia
 20/09 - Leinders e Jouanny nas poles. Bernoldi será o 6º e 10º
 20/09 - Saiba como terminou a corrida na Alemanha
 20/09 - Dirani e Ribeiro vão encabeçar o grid neste domingo
 20/09 - Oliveira numa, e Neuhauser na outra pole
 20/09 - Matsuura venceu a prova da Super Renault em Oschersleben
 19/09 - Taylor sairá na pole neste sábado em Fontana
 19/09 - Surpresa nipônica no último treino do dia em Fontana
 19/09 - Lopez largará na frente também no domingo
 19/09 - Hezemans/Kumpen num, Erdos/Newton no outro treino
 19/09 - Dirani conquistou a pole para a corrida do sábado em Londrina
 19/09 - Götz e Vorba largarão na pole pela F-BMW
 19/09 - Oliveira na frente nos treinos livres na Áustria
 19/09 - Herta e Barron bateram durante o treino
 19/09 - Kanaan terminou na frente o primeiro treino em Fontana
 19/09 - Regional de Kart - domingo no ECPA

... 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 ...

Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados