Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Nürburgring: do belo "Laço Norte" aos dias atuais
Terça-feira, 24 de Junho de 2003
 
A história do circuito alemão de Nürburgring, que no próximo final de semana vai sediar pela oitava vez o Grande Prêmio da Europa, pode ser dividida em duas fases.

A primeira delas vai da inauguração da pista, em 1927, até 1976, ano em que um terrível acidente envolvendo o austríaco Andreas Nikolaus Lauda, ou simplesmente Niki Lauda, fez com que o traçado de inacreditáveis 22.835 metros fosse riscado do calendário da Fórmula 1, que já havia estado naquela pista em 22 ocasiões, sempre sendo sede do chamado "Grande Prêmio da Alemanha", hoje disputado na pista de Hockenheim.

Mas o acidente de Lauda, que escapou milagrosamente com vida de um incêndio ocorrido em seu Ferrari após um choque contra a saída da chamada curva "Bergwerk" - uma das 174 espalhadas pelo traçado -, não havia sido o primeiro grave ocorrido em Nürburgring, onde desastres já haviam provocado as mortes do argentino Onofre Marimon, em 1954, e do inglês Peter Collins, que faleceu no hospital em decorrência dos ferimentos sofridos quando seu Ferrari se chocou contra a barreira lateral à Curva "Pflanzgarten" nos treinos para o GP de 1958.

O desastre de Niki Lauda (que seis semanas depois do acidente voltou a competir, disputando a partir de Monza as provas finais de um certame que no final daquele 1976 seria vencido por James Hunt, seu companheiro britânico na Ferrari que levantaria o título por ter somado um único ponto a mais), deixou a pista de Nürburgring "de castigo" para reformas até a 1984, quando o traçado, então com 6.823 metros, sediou pela primeira vez o "GP da Europa", uma corrida que começou com o brasileiro Nelson Piquet na pole position - depois de ter marcado 1min18s87 com seu Brabham -, e terminou com a vitória do francês Alain Prost.

Não há exagero nenhum em dizer que aquele Grande Prêmio disputado no dia 1º de agosto de 1976 decretou o limiar entre a era do traçado de Nürburgring que passava em meio à floresta - uma pista definida pelo próprio site oficial do circuito como "a mais bonita e perigosa de todo o mundo"-, e sua "fase moderna", que passou pelo encolhimento dos pouco mais de 22 quilômetros para a pista 6.823 metros, e posteriormente para o traçado de 4.556 metros que estreou na prova do ano passado, e que vai ser usado de novo no próximo domingo.

A "Nordschleife", ou Laço Norte do circuito, atualmente é usada apenas nas edições da "24 Horas de Nürburgring" disputadas todos os anos.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 20/09 - Khodair fez estréia decepcionante no Inglês da categoria
 20/09 - Novo passeio coloca Dirani ainda mais perto do título
 20/09 - Castro Neves comandou o ?1-2-3? brazuca no último treino
 20/09 - Konrad será o pole. Erdos o terceiro no grid do FIA GT
 20/09 - Götz voltou a vencer na F-BMW. Abreu foi o 8º
 20/09 - Mais uma pole brasileira na Européia
 20/09 - Leinders e Jouanny nas poles. Bernoldi será o 6º e 10º
 20/09 - Saiba como terminou a corrida na Alemanha
 20/09 - Dirani e Ribeiro vão encabeçar o grid neste domingo
 20/09 - Oliveira numa, e Neuhauser na outra pole
 20/09 - Matsuura venceu a prova da Super Renault em Oschersleben
 19/09 - Taylor sairá na pole neste sábado em Fontana
 19/09 - Surpresa nipônica no último treino do dia em Fontana
 19/09 - Lopez largará na frente também no domingo
 19/09 - Hezemans/Kumpen num, Erdos/Newton no outro treino
 19/09 - Dirani conquistou a pole para a corrida do sábado em Londrina
 19/09 - Götz e Vorba largarão na pole pela F-BMW
 19/09 - Oliveira na frente nos treinos livres na Áustria
 19/09 - Herta e Barron bateram durante o treino
 19/09 - Kanaan terminou na frente o primeiro treino em Fontana

... 576 577 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados