Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
MEMÓRIA ? Habilidade de Hakkinen definiu a pole
Quarta-feira, 26 de Março de 2003
 
Reprodução de matéria da edição do Speed On Line , de 28 de março de 1998 (o primeiro sábado desde a entrada do site no ar).

O pole position do GP do Brasil, Mika Hakkinen disse que as condições do circuito de Interlagos combinam bastante com seu estilo de pilotar. Cheia de ondulações, a pista paulista este ano tornou-se um desafio especial para os pilotos devido à utilização de pneus com menos área de contato com o solo, motores mais potentes e soluções de aerodinâmica mais refinadas.

Mais velozes nas retas devido aos motores mais desenvolvidos e à aerodinâmica mais aprimorada, os novos F-1 chegam ao final da reta em velocidades superiores às obtidas no ano passado, obrigado o piloto a frear mais bruscamente.

Prevendo o esforço extra sofrido pelos sistemas de freio, os discos do dispositivo tiveram sua espessura aumentada. Como resultado, o carro tem um comportamento mais crítico nas freadas em alta velocidade, fato complicado pela menor área de contato dos compostos.

Mas o grande agravante em Interlagos é a grande quantidade de ondulações localizadas justamente em alguns pontos de freada. Alí é fácil ver as rodas saírem do chão e depois travarem, penalizando também os pneus. Na coletiva realizada após a tomada de tempos, os três melhores colocados - Hakkinen, Coulthard e Frentzen - se referiram ao piso do circuito como um agravante importante no acerto dos carros.

Durante a sessão de classificação , os Comissários liberaram um documento dizendo que Hakkinen, Damon Hill, Pedro Paulo Diniz, Eddie Irvine, Olivier Panis e Alexander Wurz poderiam perder suas melhores marcas nas classificatórias por terem desrespeitado a bandeira amarela durante os treinos.

Para Mika, não havia problemas pois, além de ter conquistado a pole, o finlandês também estabeleceu o segundo melhor tempo do dia. O clima de terror só se encerrou depois que os comissários ouviram as versões dos pilotos sobre a infração, e todos foram desculpados.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 17/09 - ?Potencial de desenvolvimento? de velharia deixou Stoddart satisfeito
 17/09 - Campeonato da Super Nissan vai prosseguir na Áustria
 16/09 - O ?circo? se mobiliza nos treinos para a prova americana
 16/09 - A tabela de classificação da DTM Pick-Up após seis etapas
 16/09 - Confira como está a classificação do Regional de Marcas N
 16/09 - A programação oficial no Autódromo Internacional de Cascavel
 16/09 - DTM Pick-Up e Regional vão agitar Cascavel
 16/09 - Graduados A - Rafael Monteiro faz "barba, cabelo e bigode"
 16/09 - Pedro Monteiro vence por 0s193 na Graduados "B"
 16/09 - Saiu Di Grassi, entrou Salustiano
 16/09 - Europeu prosseguirá na República Checa
 16/09 - Panther Racing realizará ?vestibular? para preencher vaga
 16/09 - Revisão trouxe mudanças nos placares
 16/09 - O ?Placar Brasil?, ainda mais completo
 15/09 - Paulista de Kart - Felipe Guimarães fatura a 8ª etapa da Júnior
 15/09 - Kart Cup Gerdau 2003 já conhece seus campeões
 15/09 - Deu Otávio Freitas na "Junior Menor"
 15/09 - Jonathan Louis - 7 vitórias em 8 provas
 15/09 - Jimmie Johnson repete vitória em New Hampshire
 15/09 - Final de semana trouxe pouca movimentação dos rankings

... 578 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados