Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Mudança de visual será a sexta na história da categoria
Quarta-feira, 07 de Janeiro de 2004
 
A troca da carenagem do Vectra pela do Astra - que vai acontecer já para a primeira corrida do campeonato 2004, marcada para o dia 20 de março no Autódromo Internacional de Curitiba ?, marcará a sexta mudança de visual dos carros ao longo da história da Stock Car Brasil.

A categoria que estreou nas pistas em 1979, começou sua caminhada usando os modelos Opala da Chevrolet, que foram vistos nas corridas pelo país afora até o final da temporada de 1985.

Um ano mais tarde, em função da saída da GM como patrocinadora, o ?esqueleto? do ?Opalão? recebeu carenagens em fibra de vidro que foram desenvolvidas pela Caio/Hidroplas.

Em 1990, estrearia o ?segundo visual? da Stock, quando as plataformas do Opala continuaram a receber ?roupagem? em fibra de vidro, porém, àquela altura, com linhas mais arredondadas.

Com o retorno da Chevrolet como patrocinadora, os Opala foram aposentados, e substituídos pelos modelos Omega a partir de 1994, permanecendo em uso por cinco temporadas.

Em 2000 surgiu a quinta ?mudança de cara? dos carros, que tiveram os então estreantes chassis tubulares fabricados pela ZF Racing ?vestidos? de Vectra, modelo que agora vai dar espaço ao Astra, da mesma Chevrolet.

Vale lembrar que os motores usados nos 25 anos da categoria foram de dois modelos: os de seis cilindros do Opala com cerca de 320 CV equiparam os carros até a temporada 2000, e os atuais V8 importados dos Estados Unidos estrearam em 2001.

Agora em 2004, a divisão principal vai receber novas unidades dos V8, enquanto os motores que foram usados nas competições até 2003 serão baixados de 450 para 300 CV, passando a empurrar os carros da Stock Car Light.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 14/09 - FAERJ receberá a partir de segunda inscrições para 4ª etapa
 14/09 - Bazzo encostou em Campos e Duda
 14/09 - João Campos foi desclassificado por atitude anti-desportiva
 14/09 - Saiba como ficou a pontuação depois da desclassificação
 14/09 - Desclassificação de Conill coloca resultado sub-júdice
 14/09 - Na briga de Campos e Duda, vitória de Kau Machado
 14/09 - Disputa começou atrás do Safety Car
 14/09 - Liderança baiana no Brasileiro
 14/09 - David chegou na frente na capital capixaba
 14/09 - Elias Nascimento Jr. disparou na liderança da Copa Clio
 14/09 - Carreira errou e Elias venceu nas ruas de Vitórias
 14/09 - Brazucas largaram entre os ?Top Ten? na rodada dupla do Espanhol
 14/09 - Duda foi o melhor no Warm Up da Pick-up Racing
 14/09 - Thomaz bate forte e não corre em Vitória
 14/09 - Williams manteve-se no topo do Mundial de Construtores
 14/09 - Barrichello empata com Alonso na 5ª posição
 14/09 - Michael quebra seu jejum de vitórias, e abre 3 pontos de vantagem
 13/09 - Famílias mandarão celebrar missa de primeiro ano
 13/09 - Emerson Duda garante a pole e o recorde em Curitiba
 13/09 - Fábio Carreira será o pole em Vitória

... 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 ...

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados