Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Conselho da FIA aprovou as novas regras do ?circo?
Sábado, 14 de Dezembro de 2002
 
Em sua última reunião do ano, realizada em Mônaco, o Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo homologou as mudanças regulamentares definidas em 28 de outubro pela Comissão de Fórmula 1, o que abre caminho para que sejam implementadas já no Campeonato de 2003 da categoria.

Do pacote de modificações regulamentares aprovado, fazem parte um novo sistema de pontuação, a proibição de ordens de equipe, uma nova forma de realização das sessões classificatórias, a limitação do número de testes entre as provas, e a autorização para que os fabricantes possam desenvolver pneus específicos para cada um dos times seus clientes.

Veja abaixo o que muda para o próximo ano:

Sistema de pontuação

Pela nova regra, o vencedor de uma prova marcará os mesmos 10 atuais, mas a diferença para o total dado ao segundo colocado cai de 4 para 2 pontos.

A partir de 2003, os oito primeiros colocados numa prova vão pontuar, enquanto até aqui apenas os seis melhores colocados tinham direito a pontos.

Como já dito, o ganhador da corrida receberá 10 pontos. O segundo colocado terá direito a 8, o terceiro a 6, o quarto a 5, o quinto a 4, o sexto a 3, o sétimo a 2 e o 8º colocado a 1 ponto.

Ordens de equipe

Ficam vetadas as ordens de equipe que tenham como propósito alterar o resultado final de uma prova.


Classificatória

Como acontece atualmente, os tempos que vão definir as posições de cada piloto no grid serão os da sessão classificatória realizada aos sábados, entre as 13 e às 14 horas locais do país-sede da prova.

Porém, cada piloto passará a ter direito a apenas uma volta cronometrada, indo à pista na ordem inversa do resultado de uma pré-classificação que vai ser realizada às sextas-feiras, para a qual a ordem de saída dos boxes será definida de acordo com a posição daquele piloto na tabela do campeonato (para o primeiro GP de 2003, a ordem usada na sexta-feira será a da classificação final do certame deste ano).

Redução do número de treinos entre as corridas

Houve uma limitação a dez sessões do total de testes privados que cada equipe poderá realizar entre o período que vai de 1º de março a 1º de novembro.

Porém, para 2003, os times ainda terão a opção de realizarem o número de testes que julgarem necessários, mas neste caso não terão direito às sessões pré-treinos oficiais para o GP.

As equipes que concordarem em limitar a 10 seus ensaios particulares, vão ganhar direito a um treino de duas horas, sempre às sextas-feiras, entre 9 e 11 horas da manhã, na pista-sede da corrida.

Pneus

As fabricantes de pneus poderão (pelo menos em tese) desenvolver compostos diferentes, de acordo com as necessidades de cada time.

Acaba a obrigação de que todas as equipes usem os mesmos compostos. A cada corrida, os times podem optar por dois tipos diferentes de pneus, mas não terão de usar obrigatoriamente os mesmos dos demais times.

No que diz respeito aos pneus para chuva, a opção que os times terão é de um único tipo por prova.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 15/09 - Maurício venceu na 9ª etapa do Espanhol
 14/09 - FAERJ receberá a partir de segunda inscrições para 4ª etapa
 14/09 - Bazzo encostou em Campos e Duda
 14/09 - João Campos foi desclassificado por atitude anti-desportiva
 14/09 - Saiba como ficou a pontuação depois da desclassificação
 14/09 - Desclassificação de Conill coloca resultado sub-júdice
 14/09 - Na briga de Campos e Duda, vitória de Kau Machado
 14/09 - Disputa começou atrás do Safety Car
 14/09 - Liderança baiana no Brasileiro
 14/09 - David chegou na frente na capital capixaba
 14/09 - Elias Nascimento Jr. disparou na liderança da Copa Clio
 14/09 - Carreira errou e Elias venceu nas ruas de Vitórias
 14/09 - Brazucas largaram entre os ?Top Ten? na rodada dupla do Espanhol
 14/09 - Duda foi o melhor no Warm Up da Pick-up Racing
 14/09 - Thomaz bate forte e não corre em Vitória
 14/09 - Williams manteve-se no topo do Mundial de Construtores
 14/09 - Barrichello empata com Alonso na 5ª posição
 14/09 - Michael quebra seu jejum de vitórias, e abre 3 pontos de vantagem
 13/09 - Famílias mandarão celebrar missa de primeiro ano
 13/09 - Emerson Duda garante a pole e o recorde em Curitiba

... 579 580 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 ...

Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados