Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Penske começou a debater fusão entre CART e IRL
Quinta-feira, 24 de Junho de 2004
 
O milionário Roger Penske deu o primeiro passo nessa semana para uma provável fusão entre a Champ Car (ex-CART) e a IRL, categorias que passaram a brigar desde 1996 e até o momento a única beneficiária foi a NASCAR, que consolidou-se como a categoria mais importante do automobilismo norte-americano.

Empresário de sucesso, Penske vem dando sucessivas declarações que essa separação dá prejuízos ao esporte e que precisa chegar ao fim. Um dos criadores da Championship Auto Racing Teams em 1979, Roger Penske deixou a categoria em 2002 para concentrar seus esforços apenas na Indy Racing League, um duro golpe que quase acabou com a Fórmula CART.

Na última terça-feira, Roger reuniu-se com Kevin Kalkhoven e Gerald Forsythe, que juntos com Paul Gentilozzi são os donos da Open Wheel Racing Series LLC, atual dona da Champ Car. Apesar de ser ainda apenas o começo de uma reaproximação, foram discutidas mudanças que poderiam acontecer já na próxima temporada.

Caso as duas categorias passem a fazer apenas um campeonato, os carros seriam os mesmos usados atualmente na Fórmula Indy, que tem chassis G-Force e Dallara e motores Honda, Toyota e Chevrolet. O conjunto que é utilizado na CART, os antigos Lola e Reynard, seriam aposentados.

Quanto ao calendário, seriam 20 corridas sendo metade em circuitos mistos e ovais, reunindo os autódromos que mais recebem público atualmente. Da Champ Car, provavelmente seriam aproveitados Long Beach, Toronto, Cidade do México e Monterrey, enquanto do lado da Indy Racing League, os ovais do Texas, Michigan, Kansas, Richmond e, certamente, Indianápolis fariam partes do novo campeonato.

Outro fator importante para a reunificação do esporte diz a respeito da transmissão televisiva. A Indy Racing League tem um excelente acordo com a ABC/ESPN, enquanto a Champ Car paga uma quantia relativamente alta para transmitir suas corridas pela Spike TV.

?O encontro foi muito positivo e todos nós concordamos que é um grande negócio essa união. Mas ainda existem alguns obstáculos que tornam isso impossível de se concretizar no momento?, comentou Kevin Kalkhoven.

Foi discutido também que o novo campeonato será controlado por oito conselheiros, sendo metade da Champ Car e outra da Indy Racing League. Outra reunião deve acontecer nas próximas semanas, mas ainda sem data marcada.
 
Luiz Rodrigues
 
» Leia também

 12/09 - Confira os números do Brasileiro
 12/09 - Ralf foi punido com a perda do tempo
 12/09 - Montoya será o último a deixar os boxes na classificatória
 12/09 - Barrichello na frente no primeiro treino em Monza
 11/09 - Sai Tarumã, entra Campo Grande
 11/09 - De olho na telinha
 11/09 - Melhora o tempo, e assim, a expectativa de participação na Arrancada
 11/09 - Ações da CART chegaram a ser negociadas a US$ 35
 11/09 - Temporada 2004 vai começar na Austrália e terminar no Brasil
 11/09 - Firman não foi liberado para correr em Monza
 11/09 - Comissão mantém regularidade no Goiano de Kart
 11/09 - Sênior Paulista promete bons pegas na 8ª etapa
 11/09 - Novos donos manterão formato da Fórmula CART
 11/09 - ?Foi o melhor acordo que conseguimos?, disse Pook
 11/09 - Agora é oficial: CART sob nova direção
 11/09 - Vem aí a 53ª corrida do ?circo? em Monza
 10/09 - Exploração do episódio em Campo Grande é o tema do ?Papo de Box?
 10/09 - "Monomarcas PCR" recebe elogios de pilotos curitibanos
 10/09 - Serra Verde recebe a 6ª etapa da "Fórmula Minas de Kart"
 10/09 - Confira a programação do final de semana em Vitória

... 581 582 583 584 585 586 587 588 589 590 591 592 593 594 595 ...

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados